Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre utilização do Sisteminha Embrapa e agricultura familiar será realizada neste sábado (12) na Univasf

publicado: 11/05/2018 11h27 última modificação: 11/05/2018 11h27
Mônica Santos
A palestra será ministrada por Luiz Carlos Guilherme, criador do Sisteminha Embrapa.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem, neste sábado (12), a palestra: “Uso do Sisteminha Embrapa como estratégia para produção familiar”. O evento é gratuito, aberto ao público e vai acontecer no auditório do Espaço Plural da Univasf, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, S/N, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). O evento é voltado para agricultores familiares, estudantes e pesquisadores da área. As inscrições podem ser feitas no local do evento.

A palestra será ministrada por Luiz Carlos Guilherme, criador do Sistema Integrado alternativo para a produção de alimentos, o Sisteminha Embrapa. Luiz Carlos é pesquisador da Embrapa Meio-Norte, na cidade de Parnaíba (PI) e está fazendo uma série de visitas às cidades que possuem o projeto. Na Univasf, o Sisteminha foi instalado, como unidade demonstrativa, em agosto de 2017, e está sob a coordenação do professor do Colegiado de Medicina Veterinária René Cordeiro.

O Sisteminha desempenha uma série de atividades produtivas que envolvem agricultura e pecuária, de maneira integrada, sustentável e utilizando pouca água. Nesse sistema, há a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes, além da criação de porquinhos da índia, frango de corte, galinha para postura de ovos, porcos e cabras. São produzidos, também, fertilizantes naturais e adubos para uma horta orgânica que está integrada a esse processo. O objetivo é beneficiar famílias que busquem não o lucro, mas a segurança e soberania alimentar.

De acordo com René Cordeiro, esta é uma grande oportunidade de divulgar essa pesquisa, com a presença do criador do Sisteminha. “O projeto é uma solução viável para o problema da fome, a fim de gerar renda para famílias rurais, que podem utilizar o Sisteminha para subsistência ou para empreender, evitando, assim, o êxodo rural”, afirma Cordeiro.