Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa da Univasf vence 33ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Notícias

Pesquisa da Univasf vence 33ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra

publicado: 05/09/2016 16h22 última modificação: 06/09/2016 08h42
Karen Lima

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou o prêmio Gerdau Melhores da Terra na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento”, na divisão “Pesquisador”. O projeto vencedor, entre os 1,2 mil trabalhos inscritos, é um sistema de aquisição de dados, desenvolvido para permitir a avaliação de parâmetros operacionais de máquinas agrícolas. A cerimônia de premiação desta 33ª edição aconteceu na última quarta-feira (31), na Usina Riograndense da Gerdau, em Sapucaia do Sul (RS). 

Intitulado “Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de baixo custo para avaliação de desempenho de tratores agrícolas”, o trabalho foi elaborado pelos professores do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental Jardênia Feitosa e Daniel Costa e pelo professor do Colegiado de Engenharia Agronômica Daniel Leite. Também participaram da pesquisa os bolsistas do Programa de Iniciação Científica Edival da Silva, estudante de Engenharia Elétrica, e Djeneffer Ribeiro, estudante de Engenharia Mecânica. 

A equipe desenvolveu um sistema móvel de baixo custo no Laboratório de Energia na Agricultura da Univasf. Esse sistema é uma ferramenta importante para as atividades de pesquisa da área de Mecanização Agrícola, que irá possibilitar aos produtores monitorar e gerenciar melhor suas máquinas. Os equipamentos comerciais com essa aplicabilidade disponíveis no mercado apresentam um custo relativamente alto. Por isso, segundo os professores, o maior diferencial do projeto é o baixo custo do sistema, cuja versão atual foi elaborada a um custo inferior a R$ 100,00. 

Ainda de acordo com os pesquisadores, a proposta é implementar novas etapas do projeto, visando possibilitar o armazenamento dos dados coletados em cartão de memória, sua transmissão e o controle remoto da aquisição. Dessa forma, as vantagens serão ainda mais efetivas. 

Para os professores, o prêmio evidencia a competência dos alunos da Univasf para desenvolver trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de produtos nas áreas de Mecanização Agrícola, Automação, Energia e Agricultura de Precisão. Também indica que a instituição está no caminho certo em relação aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Para a equipe, com essa conquista, a Univasf desponta no cenário como uma instituição preocupada em desenvolver tecnologia e produtos que atendam às novas exigências do mercado, principalmente em relação aos aplicados à área agrícola. 

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra visa incentivar o desenvolvimento sustentável e a inovação, além de divulgar as últimas novidades em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Esta edição premiou dez vencedores, em diversas categorias.