Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio “Protagonismo no Ensino na Educação Escolar” da USP é concedido a professor da Univasf

publicado: 19/11/2019 14h29 última modificação: 19/11/2019 14h29
Beatriz Granja

O professor Diego Luz recebeu o prêmio durante o durante o XV Seminário de Educação Física Escolar. Foto: Divulgação

O professor do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Diego Luz Moura recebeu o prêmio Protagonismo no Ensino na Educação Escolar. A premiação ocorreu no dia 10 de novembro, em São Paulo (SP), durante o XV Seminário de Educação Física Escolar, promovido pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), da Universidade de São Paulo (USP). O prêmio é um reconhecimento pelas ações que o docente vem desenvolvendo na Univasf desde 2013 com professores de educação física da rede de ensino básica das cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região.

A premiação é destinada a dois professores ativos ou aposentados que tenham contribuído com ações para a educação física escolar. Um dos prêmios é atribuído para um professor da USP e outro, para professores de outras instituições. Diego Moura foi o escolhido entre os docentes externos presentes no evento para ser homenageado nesta edição, que é a terceira da premiação. O professor da USP Sérgio Roberto Silveira foi o docente interno homenageado.

De acordo com o professor da USP e um dos organizadores do evento, Walter Correia, o que leva o docente a receber esse prêmio é o protagonismo contínuo de ações na temática. Pesquisa e produção bibliográfica, investimento em formação continuada, incentivo para trocas e mostras de boas práticas docentes são alguns dos pontos que, segundo ele, contribuem para a escolha dos premiados. Correia afirma que o prêmio reconhece o mérito do profissionalismo docente. “Mostrar aos docentes que a docência é uma arte, ofício e profissão possível e necessária”, destaca.

À frente das atividades do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF), Moura junto com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) realizam cursos de capacitação voltados para os professores da rede básica de ensino. “Esses cursos têm como característica aproximar a universidade do campo prático, buscando valorizar e reconhecer os saberes dos professores”, conta Moura. As atividades coordenadas pelo professor Moura também geraram a publicação de oito livros e mais de 60 artigos em revistas nacionais e internacionais, com foco em discutir, refletir e propor ações pedagógicas.

Para o professor do Cefis, o que torna esse reconhecimento um diferencial é a articulação que acontece entre o campo acadêmico e o profissional. “Nós temos feito uma articulação de ensino, pesquisa e extensão. Construímos um diálogo com os professores e tentamos valorizar o protagonismo que eles têm dentro da escola e trazer o conhecimento acadêmico”, explica.

O professor destaca que esse prêmio é mérito de todo o grupo que contribuiu para a realização das pesquisas. “Não é apenas o reconhecimento ao Diego, há todo um grupo construindo uma perspectiva diferente para entender o ensino. Isso reforça para que a gente continue apostando nesse mesmo caminho”, finaliza Moura.

O Seminário de Educação Física Escolar acontece a cada dois anos. A sua primeira edição ocorreu em 1991 e tem como objetivo reunir estudantes, professores e profissionais para discutir temáticas voltadas para a Educação do Ensino Básico. Esta é a terceira edição do evento em que a premiação Protagonismo no Ensino na Educação Escolar é realizada.