Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidente da Capes ministrará Aula Magna do semestre 2019.1 da Pós-Graduação da Univasf

publicado: 13/03/2019 10h22 última modificação: 13/03/2019 10h22
Renata Freitas

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Anderson Ribeiro Correia, irá ministrar a Aula Magna do semestre 2019.1 da Pós-Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A aula será realizada na próxima quarta-feira (20), a partir das 9h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

Durante a aula, que marcará o início das atividades letivas dos cursos de pós-graduação da Univasf, Anderson Ribeiro Correia falará sobre as políticas da Capes para a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. O professor Correia ocupou o cargo de reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) até assumir a presidência da Capes, em fevereiro último. Ele é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary, no Canadá.

A pós-graduação da Univasf dará início, em 2019, aos quatro primeiros cursos de doutorado, entre os quais um doutorado profissional. Neste primeiro semestre letivo, terão início as primeiras turmas dos doutorados em Ciência dos Materiais, Ciências Veterinárias no Semiárido e Ciência Animal; e no semestre 2019.2, começarão as atividades do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial.

A Univasf também ofertará, este ano, mais um curso de mestrado, o primeiro em um campus afastado da sede. O Mestrado em Arqueologia é ofertado no Campus Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato (PI), e a primeira turma iniciará no semestre 2019.1. Com este novo curso, a instituição passa a contar a partir de agora com 17 mestrados nas mais diversas áreas, dos quais dez são acadêmicos e sete profissionais.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Jackson Guedes, afirma que esse é um momento muito especial para a Universidade e a região. “A nossa instituição vem expandindo a oferta de cursos de pós-graduação no Vale do São Francisco. E no ano em que a Univasf completa 15 anos, estamos oferecendo nossos primeiros cursos de doutorado e a possibilidade de formação superior completa aqui na região. Os estudantes podem fazer a graduação e, em seguida, dar continuidade à formação superior nos nossos cursos de pós-graduação”, diz.

Segundo Guedes, esta também é uma boa oportunidade para mostrar ao novo presidente da Capes o que tem sido feito na pós-graduação no interior do Nordeste. “Com a interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior e a expansão, tanto da graduação quanto da pós-graduação, muitas regiões têm tido mudanças importantes, principalmente, devido à atuação das universidades. Queremos mostrar experiências de sucesso nos cursos de mestrado e doutorado para manter o diálogo permanente e buscar parcerias com a Capes, visando ao fortalecimento das nossas pós-graduações”, destaca o pró-reitor.