Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Produção acadêmica da Univasf será apresentada na XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex)

Evento será realizado no Campus Juazeiro, de 26 a 29 de novembro

publicado: 01/11/2018 17h37 última modificação: 01/11/2018 17h37
Mônica Santos
XI Scientex terá como tema central "Inclusão na Universidade - Uma Realidade".

Com o objetivo de apresentar e discutir a produção acadêmica desenvolvida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será realizada de 26 a 29 de novembro a XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf. O evento acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, e terá como tema central “Inclusão na Universidade – Uma Realidade”. As inscrições são online e gratuitas.

As inscrições são feitas pelo site do evento e a submissão de resumos deve ser efetuada na Área do Usuário, disponível após a inscrição. O evento é aberto a toda a comunidade interna e externa, mas somente estudantes da Univasf podem submeter e apresentar trabalhos. Serão realizadas as Jornadas de Iniciação Científica (JIC), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT), Mostra de Pós-Graduação (MPG), Programa de Educação Tutorial (PET) e Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA). Também haverá as Mostras de Integração, nas quais serão apresentados os resultados dos trabalhos de monitoria, tutoria e a II Mostra da Univasf de Práticas Didático-Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior no Vale do São Francisco.

A palestra de abertura da XI Scientex vai acontecer na segunda-feira (26), às 19h, e terá como tema “Inclusão na Universidade – Uma Realidade”. O assunto será abordado por Ricardo Ayello, médico endocrinologista diagnosticado com retinose pigmentar congênita que, por este motivo, tem baixa visão.

Na programação, constam mais de 70 minicursos e oficinas sobre diversas temáticas como assistência farmacêutica inclusiva, biossegurança, oficina de quadrinhos, programação Phyton, entre outras. Também serão apresentadas tecnologias acessíveis do Sistema de Bibliotecas (SiBi), projetos de extensão como O Som do Pensamento e Sisteminha Embrapa e uma Mostra de Inovação e Empreendedorismo.

De acordo com a diretora de Planejamento e Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf, Ana Dulce Batista dos Santos, que integra a organização do evento, o diferencial desta edição é a abordagem do tema escolhido. “A Universidade conta agora com cotas para pessoas com deficiência e precisamos desmistificar preconceitos e ampliar possibilidades de inclusão para essas pessoas. Para isso, trouxemos uma programação ampla que não é somente sobre a temática da inclusão, mas que traz temáticas gerais inclusivas para todos. Além disso, é a oportunidade de integrar a comunidade acadêmica com outras instituições da região em um ambiente de enriquecimento científico, tecnológico e cultural”, afirma Dulce.

registrado em: , , ,