Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf é homenageado com Prêmio Otto Gottlieb

Professor da Univasf é homenageado com Prêmio Otto Gottlieb

publicado: 14/11/2019 14h17 última modificação: 14/11/2019 14h18
Renata Freitas

O professor do Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Jackson Guedes foi homenageado, ontem (13), com o Prêmio Otto Gottlieb 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A premiação aconteceu durante a 7ª Conferência Brasileira de Produtos Naturais, realizada no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro. Guedes, que também é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, recebeu a Medalha Professor Otto Richard Gottlieb na categoria Jovem Talento, concedida a pesquisadores com até 40 anos de idade.

O prêmio tem como objetivo reconhecer pesquisadores brasileiros que se destacam pelas pesquisas realizadas na área de produtos naturais, cujos resultados de seus trabalhos tenham impactado positivamente o desenvolvimento da área e, consequentemente, a Química do Brasil. O prêmio Otto R. Gottlieb é concedido a cada dois anos nas categorias Sênior e Jovem Talento. Guedes já havia sido indicado para receber a homenagem em 2017.

“Eu me sinto muito honrado em receber esse prêmio que tem o nome do Prof. Otto Gottlieb, um grande pesquisador que inspirou várias gerações de químicos de produtos naturais no Brasil. Ele representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito na Univasf, fruto de muita dedicação e perseverança, mas principalmente de parcerias com pesquisadores de várias instituições no Brasil e no exterior”, disse Guedes. Para ele, a premiação mostra a qualidade da pesquisa e o impacto científico para o país do trabalho que vem sendo desenvolvido na Univasf na área de produtos naturais.

O cientista Otto R. Gottlieb é considerado o pioneiro nos estudos da fitoquímica no Brasil e responsável por diversos avanços na química de produtos naturais. Gottlieb foi indicado ao Prêmio Nobel de Química, em 1999. Nascido na República Tcheca, ele optou pela nacionalidade brasileira, pois era filho de mãe brasileira. Gottlieb faleceu em 2011, aos 90 anos.