Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf participa de encontro na Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, visando parceria em pesquisas na área de cardiologia

publicado: 09/05/2019 14h50 última modificação: 09/05/2019 16h15
Beatriz Granja
O professor do Colegiado de Medicina, Campus Paulo Afonso (BA), Pedro Tenório, representou a Univasf no evento, realizado em Orlando.

Desenvolver pesquisas especializadas na área da cardiologia e realizar o intercâmbio de professores e estudantes entre o Brasil e os Estados Unidos. Foi com este objetivo que o professor Pedro Pereira Tenório do Colegiado do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso (BA), participou do Joint Meeting, nos Estados Unidos. No evento, o professor apresentou o plano de trabalho de sua pesquisa de pós-doutorado, intitulada "Vascular Biology: Aneurysm and Dissection of Ascending Aorta", em tradução livre, “Biologia Vascular: Aneurisma e Dissecção da Aorta Ascendente”. O Joint Meeting  foi realizado entre os dias 18 e 19 de abril, na Universidade da Flórida Central (UCF), em Orlando.

O encontro contou com a participação de mais três pesquisadores brasileiros: Mário César Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Tânia Maria de andrade, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Antoinette Oliveira Blackman, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), que durante os dois dias de evento apresentaram suas pesquisas desenvolvidas no Brasil na área das ciências cardiovasculares.

A participação de Tenório no Joint Meeting possibilitará futuras parcerias entre UCF e Univasf.  “A nossa ida aos Estados Unidos irá possibilitar, não apenas ao meu grupo de pesquisa, o qual lidero, Núcleo de Estudos Aplicados em Ciências Patológicas (NEACiP), mas ao colegiado de Medicina de Paulo Afonso e a Univasf como um todo, celebrar um convênio com uma instituição internacional de destaque que é a UCF, possibilitando que alunos de pós-graduação e estágio de pós-doutorado, além de professores possam desenvolver suas pesquisas”, diz Tenório.

O trabalho, apresentado por Tenório, faz parte dos estudos desenvolvidos no NEACiP da Univasf sobre aneurisma da aorta, que é uma dilatação que ocorre nessa artéria. Os pesquisadores do Núcleo buscam compreender o que o leva o enfraquecimento da parede do caso e o desencadear do aneurisma. A pesquisa de pós-doutorado de Tenório dará continuidade a esses estudos. O trabalho será desenvolvido, ainda neste ano, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); no Instituto do Coração (InCor); e na Universidade de Paris VII, na França.

Com a pesquisa sobre aorta ascendente, desenvolvida pelo NEACiP, o curso de Medicina da Univasf, Campus Paulo Afonso, já alcançou dois prêmios internacionais. No ano de 2012, na cidade de Coimbra, em Portugal, e em 2016 em Garanhus (PE). Ambos os prêmios foram conquistados no Congresso Luso Brasileiro de Patologia Experimental.