Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf recebe Medalha de Honra Dom Malan da Câmara de Vereadores de Petrolina

Notícias

Professor da Univasf recebe Medalha de Honra Dom Malan da Câmara de Vereadores de Petrolina

publicado: 05/09/2019 15h59 última modificação: 05/09/2019 15h59
Renata Freitas

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Jorge Luis Cavalcanti Ramos foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, em sessão solene realizada na última terça-feira (3). Cavalcanti recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, concedida por suas contribuições à área de educação em Petrolina ao longo de sua trajetória em várias instituições de ensino. A solenidade de homenagem contou com a presença dos vereadores da Casa Vereador Plínio Amorim, familiares e amigos do professor Cavalcanti.

Jorge Cavalcanti é professor do Colegiado de Engenharia da Computação, desde 2009, membro colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cavalcanti já atuou também como professor no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Receber a medalha foi motivo de grande satisfação para o docente. “É uma honra ser reconhecido pelo meu trabalho como professor”, afirmou Cavalcanti. Para ele, ser reconhecido com esta honraria, no ano em que completou dez anos como docente da Univasf é bastante relevante. “A Univasf é patrimônio do povo sertanejo. Temos que defender a Universidade pública, gratuita e de qualidade neste cenário adverso que a gente vive”, disse.

O secretário de Educação a Distância da Univasf, Ricardo Duarte, representou a Universidade na cerimônia. Ele agradeceu a homenagem ao professor Cavalcanti e destacou sua dedicação e comprometimento com a educação e a Univasf. “Todos nós, que fazemos a Univasf, nos sentimos honrados com esta homenagem ao professor Jorge Cavalcanti”, disse.

Proposta pelo vereador Elismar Gonçalves Alves, a concessão da honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Petrolina em 16 de abril de 2019. “A Medalha ao professor Jorge Cavalcanti é um reconhecimento da cidade por seu trabalho e sua dedicação à educação em Petrolina e também em todo o Vale do São Francisco”, disse Gonçalves. O vereador destacou ainda a relevância da atuação de Cavalcanti na Univasf, instituição que ele considera um marco na história do desenvolvimento da região, junto com a chegada de Dom Malan a Petrolina e a criação dos projetos de irrigação.

Medalha Dom Malan – De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan pode ser concedida a “pessoas brasileiras ou estrangeiras radicadas no país, que se tenham projetado nas atividades educacionais, culturais, políticas, esportivas, científicas e sociais, em especial às que tenham prestados relevantes serviços ao município de Petrolina ou a sua gente”.