Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa “Sou Forró”, produzido pela TV Caatinga, estreia no Canal Futura amanhã (9)

publicado: 08/06/2017 17h00 última modificação: 09/06/2017 08h34
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Programa foi gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro (BA)

Programa foi gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro (BA)

O mês de junho é uma época em que boa parte do Brasil comemora as festividades de São João, que no Nordeste têm no forró seu ritmo principal. E esse foi justamente o período escolhido pela TV Caatinga, WebTV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a estreia do programa “Sou Forró”, produzido e exibido em parceria com o Canal Futura. O programa, com quatro episódios, estreia amanhã (9), às 20h30, no Canal Futura, e será apresentado às sextas-feiras, com duração aproximada de 28 minutos. Já na TV Caatinga, a exibição terá início neste sábado (10), às 11h, com periodicidade semanal e cerca de 35 minutos de duração.

Gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro (BA), o “Sou Forró” será apresentado pelo cantor e compositor Targino Gondim. Cada episódio abordará assuntos relacionados ao tema principal, como as danças, a cadeia produtiva gerada pelo forró e a obra de Luiz Gonzaga. O programa terá a presença de artistas consagrados do gênero. Genival Lacerda, considerado o único cantor da geração de Gonzaga ainda vivo, é um dos convidados, assim como Maciel Melo, Flávio Leandro, Pinto do Acordeon, entre outros cantores, além do pesquisador da cultura popular brasileira Assis Ângelo. As apresentações de dança, durante o programa, são feitas pela Companhia Balançarte.

De acordo com a coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, a primeira ideia do programa nasceu de um convite do Canal Futura para a produção de uma série musical sobre frevo. No entanto, após reunião com a emissora, a coordenadora propôs a mudança do tema. Isso porque, para ela, o conhecimento das pessoas sobre o forró vem sendo distorcido. “Uma coisa que vem me incomodando há muitos anos é essa questão do São João estar descaracterizado, das pessoas mais jovens não saberem o que é realmente forró”, afirma.

Ainda segundo a coordenadora, Targino Gondim também demonstrou esse pensamento. “Ele disse, por exemplo, que não existe forró pé-de-serra. Ou é forró ou não é. O programa procura esclarecer isso, ouvindo dos próprios artistas as suas opiniões”, conta Fabíola. A exibição do “Sou Forró” coincide, inclusive, com a campanha “Devolva meu São João”, lançada por diversos cantores nas redes sociais, com o próprio Targino Gondim, Alcymar Monteiro e Elba Ramalho. Por meio da campanha, os artistas pedem uma maior valorização do forró e dos músicos do gênero nos festejos juninos, especialmente os oficiais.

Canal Futura – A parceria entre a TV Caatinga e o Canal Futura existe desde 2014, e já possibilitou a transmissão em rede nacional de programas produzidos pela TV, como o “Viva Caatinga!”, bem como de matérias jornalísticas produzidas especialmente para a grade de programação da emissora. A TV Caatinga também recebeu do Canal Futura a Menção Honrosa de Destaque do Ano, em 2015, e o prêmio de maior colaboradora de matérias, no ano passado.