Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Escola Verde da Univasf oferta minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (18)

publicado: 16/08/2017 15h52 última modificação: 16/08/2017 15h52
Mônica Santos
Há 80 vagas para o Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar, do PEV.

Estão abertas as inscrições para o X Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI), que será promovido pelo Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O curso é gratuito e acontecerá de 21 a 25 de agosto, das 18h às 22h, nos campi Sede e Juazeiro da Univasf. Há 80 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (18).

Os interessados devem se inscrever pelo site do PEV. O minicurso tem carga horária de 30 horas, que se dividirão entre módulo presencial e semipresencial. As aulas em módulo presencial serão na sala 28 do Campus Juazeiro nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já às terças e quintas-feiras, as aulas acontecerão na sala 28 do Campus Sede, em Petrolina. Haverá também a modalidade semipresencial, pela plataforma Moodle, já instalada nos servidores, e-mail e redes sociais do projeto.

O minicurso é voltado para estudantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (Nuteai), que é um componente curricular da Univasf que busca por meio de ensino, pesquisa e extensão promover a educação ambiental de forma integrada e contínua nas escolas da região. Também é direcionado a integrantes do PEV e professores da região.

O objetivo do minicurso é inserir na formação acadêmica do aluno o senso de responsabilidade e o compromisso social e ambiental, a partir de uma visão sistêmica e integradora. As disciplinas trabalharão temáticas interdisciplinares que vão se relacionar com o meio ambiente e a educação ambiental. Dentre as disciplinas estão marketing, arteducação, convivência com a seca, mídia, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e economia circular.

De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, o minicurso é importante para complementar a formação e promover uma ponte entre a educação ambiental e as atividades gerais. “Queremos, com o curso, trabalhar as várias temáticas voltadas para a educação ambiental, construindo uma visão crítica sobre a temática e como ela é abordada, ajudando os professores a atuarem de forma correta em suas escolas e também na formação acadêmica dos estudantes”, afirma Ramos.