Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Inovação nos Campi acontecerá nesta sexta-feira (5) no Campus Serra da Capivara

publicado: 02/04/2019 11h39 última modificação: 02/04/2019 11h39
Gersica Brito

Popularizar a cultura da inovação na comunidade acadêmica. Este é o objetivo do programa “Inovação nos Campi”, realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O programa, que está em sua primeira edição, promove palestras e rodas de conversa sobre inovação nos campi da Univasf. O próximo encontro acontecerá no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), na próxima sexta-feira (5), das 14h às 17h.

Para participar do evento não é necessário inscrição prévia. A programação será dividida em três momentos. No primeiro, acontecerá uma palestra sobre “Propriedade Intelectual e Inovação”. Em seguida, a equipe do NIT apresentará os seus serviços e, por último, haverá um diálogo com docentes e coordenações de cursos sobre demandas relacionadas à inovação. Já foram realizados dois encontros, que aconteceram nos Campi Senhor do Bonfim e Paulo Afonso.

A palestra introdutória sobre “Propriedade Intelectual e Inovação aplicadas aos cursos de cada Campus” será voltada para docentes, discentes e comunidade externa. Nesta parte da programação, os participantes conhecerão os principais conceitos na área de patentes, registro de software e bancos de dados para encontrar tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento nas áreas de graduação. Além disso, o NIT dará orientações sobre como o autor da inovação pode proteger o invento.

“A presença da comunidade é importantíssima para alcançarmos o objetivo de difusão da cultura da inovação, expandindo as fronteiras e o alcance do conhecimento. Soluções criadas para os problemas do cotidiano podem e devem ser protegidas” ressalta Michely Correia, coordenadora de Difusão e Transferência de Tecnologia do NIT. Ela ressalta ainda que os serviços do Núcleo são disponibilizados para toda a comunidade interna e externa à Universidade.