Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) oferece 13 vagas para projetos de Convivência com o Semiárido

Notícias

Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) oferece 13 vagas para projetos de Convivência com o Semiárido

publicado: 09/03/2017 11h41 última modificação: 10/03/2017 16h09
Brena Souza

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). São ofertadas 13 bolsas e as inscrições podem ser realizadas até 12 de março, exclusivamente online. O BIA-Univasf tem como tema “Convivência com o Semiárido” e visa integrar os estudantes ingressantes dos cursos de graduação em atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição.

Professores ou bolsistas de pós-doutorado da Univasf podem apresentar propostas de projetos nos eixos Saúde no Semiárido, Energia no Semiárido, Políticas Sociais no Semiárido, Água e Ambiente, e Alimentos no Semiárido. Cada coordenador de projeto pode submeter até duas propostas. Para enviar as propostas, o candidato deve acessar o site de Processos Seletivos (PS) da Univasf, e anexar os seguintes documentos digitalizados e em formato pdf: ficha de inscrição (disponível no Edital Nº 4/2017), Barema do currículo do proponente e plano de trabalho do bolsista. 

Os estudantes interessados em participar como bolsistas também precisam efetuar inscrição e devem seguir alguns critérios, entre os quais: ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; a admissão no ensino médio não ser obtida por seleção ou equivalente; estar matriculado em algum curso de graduação da Univasf, entre o 1º e o 2º período; e assumir o compromisso de dedicar pelo menos 12h semanais para as atividades de pesquisa ou extensão. Nesta seleção para o BIA-Univasf, não serão disponibilizadas vagas para estudantes do Campus Serra da Capivara.

As inscrições dos discentes também são realizadas pelo site de PS, onde o estudante deve anexar a lista de documentos determinados no edital, digitalizados e em formato pdf. A bolsa mensal terá o valor de R$ 300,00 e terá vigência de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Das 13 bolsas ofertadas dez são da Facepe e três da Univasf. Mais informações podem ser obtidas no Edital Nº 4/2017 ou pelo telefone (87) 2101-6747. 

Cronograma: 
Inscrições: até dia 12 de março
Resultado final: a partir de 16 de março
Divulgação da alocação dos estudantes aprovados: 16 de março
Início da vigência da bolsa: 1º de abril