Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação diversificada marca IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf

Notícias

Programação diversificada marca IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf

publicado: 21/10/2016 17h32 última modificação: 24/10/2016 08h53
Karen Lima e Lucas Sobreira

O Campus Juazeiro da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf) é palco da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), que reúne estudantes, docentes e técnicos dos diversos campi da Universidade e de outras instituições de ensino superior da região. O intuito é compartilhar conhecimento acadêmico e apresentar à comunidade trabalhos e ações desenvolvidas no âmbito do ensino e da pesquisa. A extensa programação da Scientex, que teve 1,5 mil participantes inscritos, prossegue até amanhã (22), com a realização do III Encontro de Práticas de Ensino Superior (EPES), evento voltado aos docentes. 

A sessão de abertura da IX Scientex, realizada na manhã de ontem (20), contou com a participação do vice-reitor, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes. A palestra de abertura sobre o tema “Efeitos Ambientais e Sanitários de Pesticidas” foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jean Remy Guimarães. Durante a palestra, Guimarães discutiu diversas questões relacionadas ao ecossistema, surgimento da agricultura e às consequências dos pesticidas. 

A acolhida aos participantes da Scientex ocorreu por meio das ações de conscientização pela inclusão das pessoas com deficiência do programa Sentindo na Pele, realizado pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Univasf. Estudantes do PET-Educação Física, sob a coordenação do professor Sérgio Moreira, também deram as boas-vindas aos participantes com a realização de avaliações de funcionalidade dos ombros, de flexibilidade, de dor percebida, além da aferição de glicemia, triglicérides, pressão arterial, peso e estatura. 

Nesta edição, 416 trabalhos de graduação e pós-graduação foram inscritos para apresentação nos eventos que integram a Scientex: a XI Jornada de Iniciação Científica (JIC), a XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT), a VIII Mostra de Monitoria e Tutoria, a V Mostra de Pós-Graduação, a V Jornada Pró-Saúde/PET-Saúde, a V Mostra PET e a V Mostra de Iniciação à Docência. 

E mais de 70 minicursos e oficinas estão acontencendo nas mais diversas áreas. Um dos participantes dos minicursos é o estudante do 2º período do curso de Farmácia, Deivide Pablo Silva, que está em sua primeira Scientex. “Estou inscrito em três minicursos e espero que seja bastante construtivo para minha formação. Acredito que o evento também irá me incentivar a respeito da produção científica”, destacou. 

De acordo com a estudante do 8º período de Ciências Biológicas, Riani Ananda Soares, o evento está superando as expectativas. Ela considera o evento importante para conhecer diversas áreas do conhecimento. “Também gostei dos minicursos, que são bem aplicados, por serem realizados em sua maioria com atividades práticas”, ressaltou. 

Esta já é a terceira edição da Scientex que o aluno do 7º período do curso de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim (BA) Werle Cardoso da Silva participa. “Gosto da interatividade entre os cursos, o conhecimento que é passado e só espero que seja melhor que as outras edições”, afirmou Silva. 

A estudante de residência de Enfermagem - Urgência e Emergência da Univasf Adrielly Gonçalves estava animada para apresentar seu trabalho sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), que será hoje à noite. “Acredito que o evento trará muitas contribuições científicas para me nortear em relação ao meu Trabalho de Conclusão de Curso”, afirmou. 

A expansão do olhar sobre o que está sendo produzido na Universidade é apontada como um dos benefícios da Scientex pelo estudante Manuel dos Santos do 1º período de Antropologia no Campus São Raimundo Nonato (PI). “O evento promove uma integração entre os estudantes e lança para a gente uma visão crítica que devemos ter sobre as questões que são discutidas aqui, entre elas a ambiental e a social”, disse. 

Ontem à tarde, estudantes de Engenharia Elétrica, que integram o Grupo de Tecnologia e Ciência (GTEC), apresentaram no Hall do bloco de salas de aulas, sob a coordenação das professoras Andrea Ferraz e Raquel Aline Pessoa Oliveira, diversas experiências físico-químicas, que encantaram os presentes. “Fazemos experiências de baixo custo, mas bastante visuais e levamos às escolas para ensinar física e química”, contou a aluna Ana Beatriz Rodrigues Massaranduba, que apresentou os experimentos na Scientex com Kevin Giovanne Araújo de Oliveira e Mauro Sérgio de Araújo Oliveira Filho. 

A IX Scientex segue até amanhã com oficinas, minicursos, jornadas e cine debate. O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Univasf, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).