Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “O Som do Pensamento” realizará roda de conversa sobre música neste sábado (24) em São Raimundo Nonato

Notícias

Projeto “O Som do Pensamento” realizará roda de conversa sobre música neste sábado (24) em São Raimundo Nonato

publicado: 23/03/2018 15h38 última modificação: 23/03/2018 15h38
Mônica Santos
O evento será realizado amanhã (24) no Núcleo de Extensão da Universidade.

O evento será realizado amanhã (24) no Núcleo de Extensão da Universidade.

Uma roda de conversa com compositores musicais será realizada amanhã (24), em São Raimundo Nonato (PI). A iniciativa é do projeto de extensão “O Som do Pensamento –Rodas de Diálogo sobre Músicas”, do Colegiado de Antropologia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto, que visa acompanhar a produção de música autoral no município e proporcionar diálogos que evidenciem formas de expressão cultural, será realizado a partir das 16h, no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro da cidade. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

O Som do Pensamento consiste na realização de uma roda de conversa mensal com a participação da população em geral, estudantes e compositores da cidade. Nesta edição, os compositores convidados são: Pablo Patrick, estudante de Arqueologia e Preservação Patrimonial; Wellington Castro, discente de Antropologia; Chico Mário e Arthur Lima, docentes do Colegiado de Ciências da Natureza, todos da Univasf; e Cássia, estudante do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Na dinâmica do evento, cada compositor apresenta uma música autoral e após esse momento os participantes expressam os sentimentos e impressões sobre a obra. O coordenador do projeto e professor do Colegiado de Antropologia Joaquim Izidro explica que, em seguida, o compositor fala sobre a ideia original da composição e comenta sobre as observações feitas pelos integrantes da roda de conversa, fomentando, assim, um diálogo sobre as produções e as motivações por trás das letras das músicas. O intuito é buscar o aprofundamento reflexivo e imagético das músicas autorais de compositores locais.

Izidro ressalta que a música está ligada a comportamentos, atividades, ideias, saberes e emoções e reflete o mundo, em sua diversidade e complexidade. “A música é uma expressão de nossa maneira de ver e interpretar o mundo. Assim, o projeto “Som do Pensamento” contribui significativamente para o aprofundamento da música como um fazer cultural específico. Nele, podemos aproximar teoria e prática, ensino e pesquisa, universidade e comunidade, compositores e ouvintes”, afirma o professor.