Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena na Serra exibirá filme “Animal Político” amanhã (21), em São Raimundo Nonato (PI)

Notícias

Projeto Cena na Serra exibirá filme “Animal Político” amanhã (21), em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 20/06/2018 16h05 última modificação: 20/06/2018 16h20
Mônica Santos

A segunda mostra do mês de junho do projeto de extensão “Cena na Serra – Cinema em Ação” exibirá, amanhã (21), o filme “Animal Político”, do diretor Tião. A apresentação será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Lançado em 2016, “Animal Político” é uma ficção em que uma vaca tenta se convencer de que é feliz, quando, na noite da véspera de Natal confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho, que ela nunca havia sentido. A crise faz com que a vaca comece uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

O filme é vencedor de diversos prêmios e festivais de cinema, como o prêmio especial do Júri do Festival Internacional du Film Indépendent de Bordeaux; Festival de Rotterdam; Torino International Film Festival; Durban International Film Festival e o  Jeonju International Film Festival; Prêmio revelação no festival luso-brasileiro de Santa Maria da Feira; a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes; a IX Janela Internacional de Cinema do Recife e o Transilvania International Film Festival.

Cena na Serra - O objetivo do projeto, vinculado ao Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, é promover um cineclube quinzenal em São Raimundo Nonato, com exibição de filmes brasileiros, seguida de debates sobre as temáticas apresentadas nas obras. A iniciativa acontece por meio de uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes.

Além de buscar a aproximação da universidade com a comunidade, a iniciativa permite a promoção de debates sobre temas importantes para a população do município, bem como a conexão entre discussões promovidas na universidade, as obras audiovisuais e outros conhecimentos do público. O projeto objetiva ainda somar-se a outras atividades de extensão do campus, no intuito de auxiliar na promoção do direito à cultura à população de São Raimundo Nonato.