Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena na Serra exibirá filme “Animal Político” amanhã (21), em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 20/06/2018 16h05 última modificação: 20/06/2018 16h20
Mônica Santos

A segunda mostra do mês de junho do projeto de extensão “Cena na Serra – Cinema em Ação” exibirá, amanhã (21), o filme “Animal Político”, do diretor Tião. A apresentação será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Lançado em 2016, “Animal Político” é uma ficção em que uma vaca tenta se convencer de que é feliz, quando, na noite da véspera de Natal confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho, que ela nunca havia sentido. A crise faz com que a vaca comece uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

O filme é vencedor de diversos prêmios e festivais de cinema, como o prêmio especial do Júri do Festival Internacional du Film Indépendent de Bordeaux; Festival de Rotterdam; Torino International Film Festival; Durban International Film Festival e o  Jeonju International Film Festival; Prêmio revelação no festival luso-brasileiro de Santa Maria da Feira; a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes; a IX Janela Internacional de Cinema do Recife e o Transilvania International Film Festival.

Cena na Serra - O objetivo do projeto, vinculado ao Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, é promover um cineclube quinzenal em São Raimundo Nonato, com exibição de filmes brasileiros, seguida de debates sobre as temáticas apresentadas nas obras. A iniciativa acontece por meio de uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes.

Além de buscar a aproximação da universidade com a comunidade, a iniciativa permite a promoção de debates sobre temas importantes para a população do município, bem como a conexão entre discussões promovidas na universidade, as obras audiovisuais e outros conhecimentos do público. O projeto objetiva ainda somar-se a outras atividades de extensão do campus, no intuito de auxiliar na promoção do direito à cultura à população de São Raimundo Nonato.