Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena na Serra exibirá o documentário “As hiper mulheres” hoje (5) em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 05/07/2018 14h59 última modificação: 05/07/2018 15h10
Mônica Santos

O Projeto de Extensão “Cena na Serra – Cinema em Ação” da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf) realiza, hoje (5), a primeira mostra do mês de julho, com a exibição do documentário “As hiper mulheres”, dos diretores Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. A apresentação será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

O filme, lançado em 2013, conta a história de um homem que, temendo a morte da esposa idosa, pede a seu sobrinho que realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que, de fato, sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

O documentário é vencedor de diversos prêmios como o 39° Festival de Gramado, 44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, World Cinema Amsterdam, Vancouver Latin American Film Festival, Prêmio Al Jazeera de Melhor Documentário e Australian Anthropology Society Conference.

Cena na Serra - Vinculado ao Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, o projeto tem como objetivo promover um cineclube quinzenal em São Raimundo Nonato, com exibição de filmes brasileiros, seguida de debates sobre as temáticas apresentadas nas obras. A iniciativa acontece por meio de uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes.

Além de buscar a aproximação da universidade com a comunidade, a iniciativa permite a promoção de debates sobre temas importantes para a população do município, bem como a conexão entre discussões promovidas na Universidade, as obras audiovisuais e outros conhecimentos do público. O projeto objetiva ainda somar-se a outras atividades de extensão do Campus, no intuito de auxiliar na promoção do direito à cultura à população de São Raimundo Nonato.