Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf “Descobrindo Talentos em Matemática” está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas

publicado: 10/03/2020 14h07 última modificação: 10/03/2020 14h07
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está selecionando alunos da rede pública de ensino da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) para aulas gratuitas de Matemática. A iniciativa faz parte do projeto de extensão Descobrindo Talentos em Matemática, ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat), e tem o objetivo de preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre outras competições da área. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até esta quinta-feira (12).

Para participar, os interessados podem se inscrever, individualmente, através de um formulário online. Além disso, as instituições de ensino podem inscrever seus alunos encaminhando, para o e-mail nupemat@univasf.edu.br, uma planilha, disponível no site do Nupemat, devidamente preenchida. As provas para a seleção dos estudantes vão acontecer neste sábado (14), das 9h às 11h30, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

As aulas terão início no dia 21 de março e serão ministradas aos sábados, das 8h30 às 11h30, também no Campus Sede. O projeto é coordenado pelo docente do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf, Alexandre Ramalho, e busca instigar estudantes de vários níveis de escolaridade a ter um olhar diferenciado para o estudo de Matemática, além de revelar novos talentos da área e ajuda-los a desenvolver conhecimentos. A iniciativa, que está em sua 6º edição, atende cerca de 300 estudantes por ano, conquistando resultados satisfatórios em competições de Matemática e, também, no ingresso em instituições de ensino superior.

Descobrindo Talentos em Matemática é um projeto de extensão ofertado pelo Nupemat e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Mais informações sobre as atividades do projeto estão disponíveis no site do Núcleo.