Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf leva inclusão digital para a terceira idade

Projeto de extensão da Univasf leva inclusão digital para a terceira idade

publicado: 05/03/2018 17h39 última modificação: 05/03/2018 17h39
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Primeiro encontro do projeto de extensão 3ª Idade – Inclusão Digital e Ações Dedicadas ao Entretenimento.

Com olhos grudados na tela do computador e atentos a todas as orientações do professor, 13 idosos participaram da primeira aula de informática do projeto de extensão 3ª Idade – Inclusão Digital e Ações Dedicadas ao Entretenimento, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD). O encontro foi realizado durante a tarde da última quinta-feira (1º), na sala de tutoria da SEaD, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O intuito da iniciativa é possibilitar a inclusão digital dos idosos, para que eles façam um melhor uso de computadores, tablets e smartphones. A tecnologia já está presente no dia a dia dos participantes, que estão na faixa etária de 62 a 79 anos. Mais desenvoltura e familiaridade com as ferramentas disponíveis na internet serão conquistadas aos poucos durante as sessões do projeto.

Creuza Serafim Ribeiro, de 71 anos, logo percebeu que usar um computador não é “um bicho de sete cabeças”. Incentivada pelos filhos, ela se animou para fazer o curso. “A gente precisa aprender a usar as novas tecnologias. Quero poder me comunicar com outras pessoas e fazer compras pela internet”, comentou.

Único homem do grupo, o aposentado José Nunes Gonçalves, de 68 anos, estava empolgado por estar numa sala de aula da Univasf. “Quero ser um exemplo de avô para meus netos, por estar estudando e aprendendo coisas novas”, disse, depois de revelar que há alguns anos voltou a estudar e concluiu o ensino médio. “Fiz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2007 e me saí bem”, contou. Sobre o curso de informática, ele foi taxativo: “Estou no céu. Muito bom!”.

O tablet já faz parte da rotina de Maria Dilza dos Santos, de 77 anos. A integrante da Associação de Mulheres Rendeiras de Petrolina disse que só está precisando relembrar algumas coisas para começar a utilizá-lo melhor. “O curso vai ser importante para mim”, afirmou.

O projeto 3ª Idade – Inclusão Digital e Ações Dedicadas ao Entretenimento foi elaborado como uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf. Até junho, o projeto levará a inclusão digital a três turmas. Cada uma participará de três sessões, realizadas quinzenalmente. O conteúdo das capacitações será direcionado ao conhecimento sobre sites de busca e redes sociais. O primeiro encontro contou com a participação do professor Davi Neri, que apresentou os princípios da navegação na rede mundial de computadores.

Na avaliação da coordenadora do projeto, Eloíza Ribeiro, o primeiro encontro foi muito positivo. “Percebemos o olhar entusiasmado dos participantes, a vontade de aprender e a alegria por estarem na Universidade, numa sala de aula utilizando computadores. Isso tornou o momento especial para eles e uma grande motivação para nós”, destacou.

Para mais informações sobre o projeto e inscrições para as próximas turmas, os interessados devem entrar em contato com Eloíza Ribeiro, na SEaD, pelos telefones (87) 2101-6821 e 6823.