Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf promove prática de ioga e meditação para a comunidade aos sábados

publicado: 05/10/2017 10h59 última modificação: 05/10/2017 11h43
Mônica Santos
Prática de ioga do Projeto Medita Vale no Parque Municipal Josepha Coelho

Diante da grande demanda social e de rotinas cada vez mais estressantes faz-se necessária a utilização de técnicas que proporcionem às pessoas mais qualidade de vida. Pensando nisto, o projeto de extensão Medita Vale, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove a prática de ioga e meditação, gratuita e aberta à comunidade. Os encontros acontecem aos sábados, no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE), com a sessão de ioga, às 8h, e de meditação, às 9h. É necessário levar algo para cobrir o chão, para maior conforto do participante.

As técnicas aplicadas são a meditação e a hatha ioga, práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria N° 849/2017. O objetivo do projeto é o estímulo à busca do autocuidado e a sensibilização da população do Vale do São Francisco sobre as práticas de ioga e meditação como auxílio à melhoria da saúde e, consequentemente, das relações coletivas nos contextos em que vivem.

A hatha ioga é uma técnica que serve como uma preparação para a meditação com uma prática que incorpora posturas, exercícios de respiração, concentração e relaxamento. Esta modalidade tem uma função terapêutica por contribuir para o rejuvenescimento geral, emagrecimento sadio, embelezamento, aprimoramento da voz e maior resistência física, proporcionando estado permanente de energia e leveza física, autoconfiança, resistência à fadiga e paciência. A prática pauta a ergonomia, observando o histórico progresso de enfermidades e atividade física, bem como a individualidade biológica do praticante.

Leonardo Maurieli, que é servidor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e encontra-se em cooperação técnica na Univasf, onde é estudante de Medicina, é o instrutor de ioga do projeto. Segundo ele, há uma grande adesão do público ao Medita Vale, algo que ele considera importante por se tratar de uma forma acessível de promover a melhoria da saúde do indivíduo. “Os princípios da ioga propõem o foco na respiração e na auto-observação, além do alongamento e da postura, proporcionando o desenvolvimento da flexibilidade e da força de vontade, prevenindo, assim, muitas doenças físicas e mentais e levando as pessoas a atingirem estágios avançados de meditação”, afirma Maurieli.

Já a meditação consiste em um instrumento de fortalecimento físico, emocional, mental, social e cognitivo, que promove a concentração, auxilia na percepção sobre as sensações físicas e emocionais e amplia a autodisciplina no cuidado à saúde.  Segundo a instrutora de meditação do Medita Vale e professora do Colegiado de Medicina Veterinária, Keila Moreira, o objetivo do projeto é estimular a redução do estresse, da hiperatividade e dos sintomas depressivos. “Utilizamos técnicas variadas de meditação, que se propõem a melhorar o sistema cardiovascular, o alívio da insônia e dos transtornos psicológicos, além do reforço do sistema imunológico e a melhoria nas relações sociais e afetivas”, conclui Keila.

registrado em: