Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão Sisteminha Embrapa é implantado no Campus Serra da Capivara

Projeto de Extensão Sisteminha Embrapa é implantado no Campus Serra da Capivara

publicado: 16/06/2020 15h08 última modificação: 16/06/2020 15h15
Gersica Brito

A criação de peixes está entre as produções do projeto. (Fotografia feita antes da pandemia de Covid-19) Foto: arquivo do projeto

Contribuir com a aprendizagem e com a segurança alimentar dos estudantes residentes. Com esse intuito, o projeto de extensão Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos, foi implantado no Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI). Desde fevereiro de 2020 o projeto tem beneficiado estudantes que moram na Residência Estudantil do campus com atividades ligadas à produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

Frutas, legumes, verduras, peixes e aves compõem a produção do Sisteminha na residência. Os cuidados com os produtos são realizados pelos próprios estudantes residentes, que são os principais beneficiados pelos resultados do projeto. O excedente de produto é vendido para a compra de ração para as galinhas e peixes, assim a produção continua e garante o alimento para os estudantes. Todo o material para a implantação foi fornecido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, como o galinheiro, tanque, peixes, galinhas e sementes.

O estudante do 1º período do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial e morador da Residência Universitária Cleonilton Mendes do Nascimento diz que o projeto afeta de maneira positiva a vida de cada um dos residentes. “Possibilita a partir de então pensar e enxergar a vida no nosso entorno de maneira leve buscando soluções práticas com foco em melhorar o cotidiano em sua plenitude”, afirma Mendes.

Já Alex de Sousa da Silva, estudante do 5º período do curso de Antropologia, compara o projeto com uma terapia coletiva. “Morar em uma residência estudantil não é nada fácil. Trafegamos entre a afinidade, o desconhecido, o direito e o dever. Sem contar que temos que nos reintegrar a uma nova rotina, novos amigos, pessoas que não conhecíamos antes. E o Sisteminha é uma saída pertinente para fazer essa ponte entre as pessoas”, ressalta Sousa.

O projeto foi implantado sob a coordenação do professor do Colegiado de Medicina Veterinária René Cordeiro, com o apoio da professora do Colegiado de Ciências Sociais Lucia Marisy, pró-reitora de Extensão à época da implantação, e da professora do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, Maria Fátima Ribeiro Barbosa. Além deles, a implantação do Sisteminha no Campus Serra da Capivara contou com a colaboração do estudante de Zootecnia Macio Fabrício Santos, voluntário do projeto, e de todos os estudantes moradores da Residência Estudantil.