Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa da Univasf seleciona crianças e adolescentes para treinamento funcional lúdico

publicado: 06/07/2018 11h28 última modificação: 09/07/2018 09h50
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Grupo de Pesquisa Plasticidade Neuromotora (GPPN), veiculado ao Colegiado de Educação Física (Cefis), está selecionando 90 crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos para participarem do projeto de Treinamento “Lúdico- Funcional”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de julho.

Os interessados podem realizar a inscrição presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Cefis, Campus Sede da Univasf, ou através de formulário eletrônico. As crianças e adolescentes serão divididas em duas turmas. A primeira inicia as atividades em agosto e segue até outubro e a segunda começa as aulas em março de 2019. Será realizado um sorteio, caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas disponíveis.

A primeira turma contará com a participação de 45 alunos, divididas em dois grupos: crianças com idade entre 8 a 10 anos, no qual as aulas vão acontecer nas terças e quintas-feiras, das 16h às 17h. O segundo grupo será destinada ao público de 11 a 14 anos, com aulas também nas terças e quintas-feiras, em horário diferente, das 17h às 18h. O treinamento irá acontecer no Ginásio do Complexo Esportivo da Univasf.

As aulas serão ministradas pelos discentes do curso de Educação Física, Rammys Mendes do 2º período, Etevaldo Dantas do 6º e André Brito do 7º período, sob a orientação do coordenador do Grupo, Fernando Lemos. O projeto “Treinamento Lúdico – Funcional” irá oferecer as crianças e adolescentes treinos semanais de movimentos corporais, simulando as atividades diárias. Após uma avaliação de postura, nível de coordenação e avaliação de maturação do público selecionado, será criado um novo método funcional.

De acordo com o bolsista do grupo de pesquisa, Etevaldo Dantas, o treinamento funcional traz inúmeros benefícios para as crianças e adolescentes. “Aqui na região do Vale do São Francisco não são amplamente oferecidas atividades funcionais a esse público. A funcional é importante porque irá contribui com a coordenação motora, força, flexibilidade, além de melhorar o desempenho das atividades diárias”, disse.