Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Grupo de Pais da Univasf retomará atividades em julho

Projeto Grupo de Pais da Univasf retomará atividades em julho

publicado: 26/06/2017 14h22 última modificação: 26/06/2017 19h36
Mônica Santos

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) volta a ofertar, a partir de julho, acompanhamento e orientação através do projeto Grupo de Pais. O grupo é organizado pelo Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie) e o atendimento é gratuito e feito sob agendamento prévio.

Para participar é preciso entrar em contato com o CEPPSI, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), pessoalmente ou através dos telefones (87) 2101-6871 / 2101-6872 / 2101-6873. A partir deste contato será feito o agendamento para a triagem, e, se constatada a pertinência do atendimento, é iniciado o serviço.

O Grupo de Pais é um dos estágios profissionalizantes oferecidos aos estudantes de Psicologia por meio do CEPPSI. O atendimento é oferecido para a comunidade em geral e é realizado pelos próprios estudantes sob a supervisão do professor Marcelo Ribeiro e da psicóloga do CEPPSI Melina Pereira. O atendimento pode ser feito em grupo ou individualmente e é voltado para pais e cuidadores de crianças e adolescentes, com o enfoque nas relações parentais.

De acordo com Marcelo Ribeiro, é perceptível que os pais e cuidadores precisam de orientação para melhor resignificar e reorganizar o modo como se relacionam com seus filhos. As relações permissivas ou superprotetoras impactam muitas vezes de forma negativa o desenvolvimento dos filhos e as causas são diversas, por isso a necessidade do serviço. “O trabalho é explicitar, experienciar e refletir sobre as histórias de vida dos pais e seus modos de se relacionar com os filhos, criando novas condições nos processos educativos”, afirma Ribeiro.