Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto O Som do Pensamento acontecerá em São Raimundo Nonato neste sábado (23)

Projeto O Som do Pensamento acontecerá em São Raimundo Nonato neste sábado (23)

publicado: 21/02/2019 09h52 última modificação: 21/02/2019 09h52
Mônica Santos
O Som do Pensamento vai acontecer neste sábado, às 19h, no Núcleo de Extensão da Univasf.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, neste sábado (23), mais uma edição do projeto de extensão O Som do Pensamento: Rodas de Diálogo sobre Músicas. O projeto é realizado pelo Colegiado de Antropologia (CANT) e vai acontecer às 16h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O Som do Pensamento é aberto à participação de toda a comunidade.

Nesta edição, os convidados serão os compositores Arthur Lima, docente do colegiado de Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara, e Janiel Dias; a professora do CANT Natacha Leal e a estudante do Colegiado de Ciências da Natureza Jéssica Carvalho, que fará, pela primeira vez, uma intervenção artística. O Som do Pensamento promove uma roda de conversa mensalmente acerca dos processos constitutivos da música autoral.

A cada encontro discentes, docentes, compositores e comunidade dialogam em uma perspectiva antropológica sobre a origem das composições, a relação cultural das letras com São Raimundo Nonato. O projeto também visa incentivar um aprofundamento reflexivo e imagético de canções produzidas pelos compositores e moradores da cidade.

De acordo com o coordenador do projeto e professor do CANT, Joaquim Izidro, o evento é importante por unir diversas pessoas, não só da universidade, para apresentar diversos segmentos da música e as vivências que elas carregam de São Raimundo Nonato. “É uma reunião interessante, em que, pessoas com pontos de vista diferentes dialogam e dispõem sobre a composição, pois a criação é algo solitário e o projeto vem com a missão de ecoar a impressão e o olhar a partir da partilha com outras pessoas. Tem sido um espaço de encontro muito valioso para muitas pessoas”, afirma Izidro.