Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Som do Pensamento realizará amanhã (30) mais um encontro para discutir música em São Raimundo Nonato

publicado: 29/06/2018 12h08 última modificação: 29/06/2018 12h08
Jaislane Ribeiro

Aproximar a comunidade de São Raimundo Nonato (PI) da universidade através da música. Esta é um das propostas do projeto de extensão “O Som do Pensamento – Rodas de Diálogo sobre Músicas”. A iniciativa é realizada pelo Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara. O próximo encontro acontecerá amanhã (30), a partir das 16h no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro da cidade. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

O projeto “O Som do Pensamento” acontece mensalmente desde novembro de 2017 e tem como intuito realizar diálogos entre estudantes, docentes, compositores e comunidade geral acerca dos processos constitutivos da música autoral. A cada encontro são convidados quatro artistas que apresentam suas composições. Em seguida, as pessoas presentes discutem, numa roda de conversa, o que sentiram ao ouvir as canções.

A discussão é bem ampla e de acordo com o professor do Colegiado de Antropologia, Joaquim Izidro, alguns pontos sempre surgem durante a roda de conversa, como a construção da letra, a relação com a identidade cultural da cidade e o imagético das músicas autorais. Os convidados da sexta edição são os compositores e discentes do curso de Antropologia Dudu Santos e Suz Evany; o instrumentalista, autor e docente de Antropologia, Rainer Britto; e o compositor e cantor de São Raimundo Nonato Gerson Pereira.

Izidro destaca que o projeto de extensão vem cumprindo um relevante papel de aproximar a Univasf da comunidade de São Raimundo Nonato. “O Som do Pensamento contribui para aproximar as gerações distintas através da música. É uma oportunidade também de valorizar e incentivar a produção da música autoral”, diz.