Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Unidade de Palhaçada Intensiva da Univasf promove roda de conversa sobre atendimento hospitalar humanizado

publicado: 15/01/2020 11h46 última modificação: 15/01/2020 11h46
Layla Shasta

Para o paciente internado em um hospital, a experiência de estar longe de casa e rodeado por pessoas desconhecidas pode ser algo bastante difícil. Mas, como os profissionais da saúde podem tornar estes espaços mais alegres e humanizados? Para responder esta pergunta e discutir sobre os vínculos entre estes profissionais e os pacientes, o projeto de extensão Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá a roda de conversa “Olho no olho, sorriso no rosto: a construção do vínculo em saúde”.  A ação acontecerá no dia 24 de janeiro, a partir das 18h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e estão abertas até 23 de janeiro.

Para participar, os interessados devem se inscrever através de formulário online. Durante o evento, quatro profissionais da saúde que já fizeram parte da UPI falarão sobre suas experiências nas áreas em que trabalham, destacando as relações que estabelecem com os pacientes. Serão discutidos, ainda, quais os cuidados que os profissionais devem ter dentro destas relações. Os participantes da roda também irão retratar como a participação no projeto influenciou suas carreiras e atitudes durante o cotidiano clínico e hospitalar.

“A importância do evento está em discutir a formação do vínculo e da humanização transferindo ao público algo que é bastante construído no projeto Unidade de Palhaçada Intensiva. É uma oportunidade de sensibilizar ainda mais profissionais em formação para a humanização”, afirma a coordenadora do projeto e docente do Colegiado de Enfermagem da Univasf, Ana Dulce dos Santos.

A Unidade de Palhaçada Intensiva é um projeto de extensão ligado aos cursos de graduação em saúde da Univasf que atua semanalmente no Hospital Universitário (HU-Univasf) e no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina (PE), realizando intervenções de palhaçoterapia – promovendo conversas, brincadeiras e demonstrações de empatia com pacientes e acompanhantes. Para a estudante de graduação em Farmácia e integrante da UPI Lílian Silva, é de extrema importância cuidar do lado emocional dos pacientes e seus familiares, bem como quebrar o ambiente rígido e frio do hospital. “Para nós do projeto é importante ir ao encontro do outro não apenas em um sentido físico, mas para desenvolver uma ligação verdadeira com ele”, diz. Mais informações sobre o evento e as ações da UPI estão disponíveis no Instagram do projeto.