Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propostas para educação e meio ambiente foram debatidas por candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA)

Notícias

Propostas para educação e meio ambiente foram debatidas por candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA)

publicado: 30/08/2016 17h21 última modificação: 01/09/2016 17h01
Karen Lima

Na manhã de hoje (30), três candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA) nas eleições municipais deste ano, participaram de um debate sobre Educação e Meio Ambiente, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Univasf, aconteceu no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). O debate, que foi transmitido ao vivo pela TV Caatinga, teve a participação dos candidatos Joseph Bandeira (SD), Marcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PCdoB). O candidato Charles Leão (PPS) não compareceu ao debate.

Cerca de 420 pessoas estiverem presentes no evento, entre representantes de instituições das áreas de ensino, agropecuária, coleta seletiva, de catadores de materiais recicláveis, professores, estudantes, gestores e ambientalistas. Com mediação do jornalista Carlos Britto, o debate foi dividido em seis blocos: abertura com formação da mesa; apresentação dos candidatos; perguntas de movimentos sociais; perguntas entre os candidatos e considerações finais. 

Para o vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, que acompanhou o debate, a Univasf passa a ter um papel ativo no processo de discussão política dos próximos gestores dos municípios da região. “É importante, porque estamos cobrando ações na área da educação e do meio ambiente e estabelecendo um compromisso com os futuros gestores para que a Universidade possa desenvolver projetos, que também dependem dessas parcerias”, destacou. 

De acordo com o candidato Joseph Bandeira (SD), sua proposta de governo para a área de meio ambiente é desenvolver a educação ambiental. “Juazeiro tem que aprender a fazer desenvolvimento sustentável e, como consequência, despertar a sensibilidade para defender a natureza, desde cedo, na própria escola”, afirmou. 

O candidato Marcio Feitosa (PRP) aposta no cuidado com o bioma Caatinga. “Temos que capacitar as pessoas que moram na Caatinga para atuarem nas suas pequenas fábricas de umbu e tamarindo, além de orientar para a preservação dos nossos animais em extinção”, declarou. 

Já o candidato Paulo Bonfim (PCdoB) afirmou que pretende ampliar a estação de tratamento de esgoto, antes de ir para o rio. “A intenção é, primeiro, garantir o que já conquistamos na última gestão e, segundo, ampliar os serviços para resolver os problemas ambientais das demandas dos próximos dez anos”, revelou. 

O representante de Juazeiro do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclado (MNCR ), Raimundo Francisco da Silva, acredita que esse tipo de iniciativa é bastante importante. “Gostei do debate, porque a comunidade está presente, fazendo suas colocações, e as discussões estão acontecendo de maneira respeitosa, sem ofensas”, disse. 

Para o coordenador do PEV e professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Paulo Ramos, a avaliação geral dos debates realizados pelo projeto em Petrolina e Juazeiro é proveitosa. “Os debates foram bastante positivos pelo nível da discussão, dentro dos padrões éticos, e pela importância de comprometer os candidatos com o desenvolvimento de políticas de educação ambiental”, ressaltou.