Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado prazo para submissão de trabalhos para o II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento da Univasf

publicado: 01/11/2019 11h03 última modificação: 01/11/2019 11h03

Foi prorrogado até 10 de novembro o prazo de submissão de trabalhos para o II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD), promovido pelo Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e pelo Mestrado em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O II CIIERD tem como tema central “Territorialidades, mudanças climáticas, agroecossistemas e premissas para o desenvolvimento sustentável” e acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro (BA). As inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas até o dia do evento.

Poderão ser submetidos ao congresso resumos expandidos na forma de trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e, ainda, relatos de experiências populares, apresentados por agricultores, comunidades e povos tradicionais ou organizações sociais. Para se inscrever, tanto para submissão de trabalhos, quanto para participarem como ouvintes, os interessados devem acessar a Área do Participante no site do CIIERD. A taxa de inscrição difere entre três categorias de participantes (agricultores familiares, estudantes ou profissionais em geral) e de acordo com a data em que será realizada. As inscrições estão em seu segundo lote, que seguirá até 26 de novembro, e o terceiro se inicia a partir de 27 de novembro.

As propostas de trabalho devem contemplar temas ligados à extensão rural, que caracteriza o evento e, no ato da submissão, os autores deverão selecionar a modalidade e área temática na qual o trabalho será submetido. Cada pessoa inscrita pode submeter até dois trabalhos. O primeiro autor do trabalho pode participar de outros trabalhos como coautor, desde que o número de pessoas participantes não ultrapasse o número de 6, incluindo o autor principal, por trabalho submetido. As normas gerais para submissão de trabalhos e para elaboração de pôster e apresentação oral podem ser encontradas no site do evento.

A programação do evento conta com oficinas, minicursos, Grupos de Trabalho (GTs) e mesas redondas; atividades que abordarão temáticas como: “Mulheres rurais e a violência doméstica: práticas de cuidado e empoderamento”, “Orientações do uso plantas medicinais no tratamento de enfermidades de pequenos ruminantes”, “A educação ambiental como estratégia para a conservação das abelhas nativas e políticas públicas” e “Fortalecimento da agricultura familiar em Petrolina e Juazeiro e a promoção do desenvolvimento no campo”. O congresso tem como objetivo discutir a temática geral e, assim, proporcionar novas experiências e gerar propostas de soluções para os problemas relacionados à extensão rural.

Diversos eventos paralelos acontecerão simultaneamente ao II CIERD. Serão promovidos a III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste; o IV Encontro Nacional da Agricultura Familiar, a III Feira de Empreendedorismo de Mulheres, a I Jornada de Agroecologia do Sertão do São Francisco, o I Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia.

Entre os parceiros desta edição, destaca-se o Cirad, agência francesa de desenvolvimento rural, que possibilitará a vinda de um grupo de professores e pesquisadores franceses para pensar políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido na III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste, um dos eventos simultâneos ao CIIERD. A realização do II CIIERD conta também com a parceria de diversas outras instituições, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), entre outras instituições.