Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Psicologia do Esporte e do Exercício é tema de série de seminários online promovida pela Univasf

publicado: 29/06/2020 16h57 última modificação: 29/06/2020 16h57
Layla Shasta

O Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (GEPEEX), vinculado ao Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai realizar uma série de seminários online para promover trocas de experiência e debates científicos sobre o campo da Psicologia do Esporte e do Exercício. As conferências acontecerão entre os dias 7 e 9 de julho, sempre das 19h às 21h20, e contarão com a participação de 12 palestrantes, profissionais e pesquisadores da área. O evento é gratuito e será transmitido através do canal no Youtube do Grupo de Estudos. Haverá emissão de certificados.

Até o momento, 980 pessoas já estão inscritas na atividade, mas ainda há cerca de 20 vagas disponíveis para a categoria de estudantes e profissionais da Univasf. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de preenchimento de formulário online. Além disso, interessados não inscritos, da comunidade externa ou acadêmica, poderão participar da ação como ouvintes, sem obtenção de certificado.

A abertura da conferência acontecerá no dia 7 de julho, às 19h, no Youtube. Na ocasião, serão promovidas quatro palestras relacionadas aos temas “Imagem corporal e atividade física” e “Saúde mental e atividade física”. A programação da conferência conta com duas mesas temáticas por dia, sendo realizadas, em cada uma, duas palestras relacionadas aos temas centrais. Entre os principais temas a serem discutidos estão: neurociência aplicada ao desempenho humano; tecnologias aplicadas ao treinamento de alto rendimento; emoções no esporte e exercício; e intervenção e avaliação psicológica no esporte. Mais informações e a programação completa podem ser obtidos através do Instagram do GEPEEX ou via e-mail, pelo endereço gepeexunivasf@gmail.com.

Além das palestras, durante a segunda mesa temática de cada dia de atividade acontecerá um sorteio de brindes para os participantes, ofertados pela Associação Petrolinense de Atletismo (APA) e profissionais das áreas de educação física e fisioterapia dermatofuncional, parceiros da iniciativa. Os produtos e serviços sorteados serão um kit fornecido pela Associação Petrolinense de Atletismo (APA), um procedimento estético e um mês de consultoria online com uma personal trainer.

De acordo com o professor do Colegiado de Educação Física e coordenador do GEPEEX José Roberto do Nascimento, discutir a Psicologia do Esporte no atual contexto de pandemia é fundamental, pois, neste momento, o risco de atletas e toda a população desenvolverem algum problema emocional é alto e esta área possui um papel relevante para a manutenção da saúde física e mental dos envolvidos, apresentando à comunidade a importância de ações que auxiliam no equilíbrio do sistema nervoso e funcionamento do sistema imunológico.