Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor pro tempore da Univasf participa de solenidade de abertura do Hospital de Campanha de Petrolina

publicado: 26/05/2020 11h49 última modificação: 26/05/2020 11h49
Renata Freitas*

O reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes Neves, participou na manhã de ontem (25) da cerimônia de abertura do hospital de campanha de Petrolina destinado ao tratamento de pacientes com Covid-19. A estrutura de saúde foi entregue pelo prefeito Miguel Coelho e pelo bispo Dom Francisco Palhano. Também estiveram presentes à solenidade o superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Itamar Santos, e o presidente da Comissão Responsável pela Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) da Univasf, Anderson Armstrong.

Primeiro hospital municipal de campanha aberto no Sertão de Pernambuco, a unidade terá capacidade de 100 leitos destinados a pacientes em estágio intermediário da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A estrutura de saúde foi montada num imóvel cedido pela Diocese de Petrolina, o Centro Dom Carmelo, no bairro Pedra do Bode. O hospital conta com postos de enfermagem, área de desinfecção, farmácia, recepção, refeitório, além de equipamentos a exemplo de respiradores, monitores e desfibriladores e terá mais de 150 profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, maqueiros, assistentes administrativos entre outros. O ato de abertura, simbólico, teve uma cerimônia de benção dos profissionais que atuarão no hospital, conduzida pelo bispo Dom Francisco Palhano.

Para o reitor Paulo César Fagundes, o hospital de campanha da prefeitura de Petrolina representa uma grande conquista para a cidade. “O hospital vai permitir que aqueles pacientes que estejam com quadros respiratórios leves ou moderados do município possam ser atendidos adequadamente, com toda estrutura necessária”, afirmou. Fagundes ressaltou que a forte parceria entre a Univasf e a prefeitura de Petrolina permanece. “O HU-Univasf receberá os pacientes mais graves com necessidade de UTI. Desse modo, a população de Petrolina terá uma linha de cuidado completa direcionada aos pacientes que contraírem a Covid-19, que inclui o atendimento inicial na unidade básica de saúde, caso se faça necessário o encaminhamento para o hospital de campanha e, nos casos em que houver agravamento, estamos estabelecendo os fluxos para que esses pacientes possam ser encaminhados ao hospital universitário”, destacou o reitor.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina