Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista da Univasf sobre dramaturgia lança suas duas primeiras edições

Revista da Univasf sobre dramaturgia lança suas duas primeiras edições

publicado: 22/12/2017 12h04 última modificação: 22/12/2017 12h04
João Pedro Ramalho

A revista “Dramaturgia em Foco”, vinculada ao grupo de pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), teve suas duas primeiras edições lançadas nesta semana. O número inaugural foi publicado na segunda-feira (18), enquanto a segunda edição foi divulgada ontem (21). A revista, que se dedica  à publicação de trabalhos cujas análises se concentrem em textos teatrais ou nestes comparados com outros textos, artes e mídias, pode ser acessada em sua plataforma online.

A edição inaugural conta com onze textos e a segunda com dez, divididos em três seções: artigos, relatos e traduções. Os trabalhos foram enviados por estudantes e docentes de programas de pós-graduação de todas as regiões do país. Fúlvio Torres Flores, editor responsável pela revista e professor do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, destaca como os conteúdos abordados pelos autores foram variados, com análises de produtos de países como Brasil, Estados Unidos, Itália, França, Espanha e Inglaterra. “Os textos não ficaram concentrados em um país ou uma cultura, o que mostra como as pessoas estão estudando a dramaturgia nos mais variados contextos”, afirma Flores.

A primeira chamada de trabalhos foi lançada em abril deste ano. O editor da “Dramaturgia em Foco” conta que ficou surpreso com a quantidade de produções submetidas à revista, o que possibilitou a concretização do desejo de publicar duas edições ainda em 2017. Torres atribui essa procura ao fato de haver poucas revistas acadêmicas no Brasil que tratem especificamente da dramaturgia. Ele também ressalta os esforços para publicar um material com nível de excelência. “Os trabalhos submetidos já chegaram, pelo menos, bons e, após as sugestões dos pareceristas, ficaram melhores ainda. Isso é importante, porque garante a qualidade da revista”, declara.

A “Dramaturgia em Foco” tem periodicidade semestral e já começa a programar suas edições para 2018. Uma delas será temática, em comemoração aos 120 anos de nascimento do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. A chamada para esta edição em específico ainda será divulgada. Já o outro número não abordará um tema específico e, para este, a revista está aberta para submissão de textos em fluxo contínuo. Os trabalhos poderão se encaixar em uma entre seis categorias: artigos, relatos, ensaios, entrevistas, traduções ou peças curtas. As regras para envio e o sistema de avaliação estão disponíveis online.