Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Extramuros da Univasf lança primeira edição de 2020 e anuncia publicação contínua de artigos

publicado: 31/03/2020 14h58 última modificação: 31/03/2020 14h58
Renata Freitas

A primeira edição deste ano da Extramuros, revista de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acaba de ser lançada. A publicação traz cinco artigos e seis relatos de experiência referentes à atuação extensionista em várias Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Junto com o lançamento deste primeiro volume (V. 8, N° 1), a Extramuros também anuncia que passa a adotar o sistema de publicação contínua de artigos, novidade já em vigor para a próxima edição de 2020.

O sistema de publicação contínua de artigos não exige a espera para a composição completa dos fascículos e possibilita que os trabalhos sejam disponibilizados ao público assim que são aprovados pelo corpo editorial do periódico, após a revisão pelos pares. Com esta medida, a Extramuros segue uma tendência que vem sendo adotada por outros periódicos nacionais e internacionais.

“A publicação em fluxo contínuo promove uma rapidez no processo de disponibilização das pesquisas, com algumas vantagens para os usuários, pois o objetivo principal é acelerar essa comunicação, possibilitando não somente a leitura, mas também as citações destes trabalhos”, afirma o editor chefe da Revista Extramuros, Ramon Missias-Moreira. Segundo ele, a adoção do sistema também demonstra à comunidade científica internacional o compromisso da Extramuros com a difusão do conhecimento científico.

O Volume 8, Número 1 da Extramuros, cuja capa e contra-capa estampam fotografias da jornalista Jaquelyne de Almeida Costa, contém 11 textos, dos quais nove tratam de temáticas relacionadas à ação extensionista na área da saúde. Os trabalhos abordam atividades de extensão que aconteceram em diferentes contextos e regiões do país. Entre as instituições com trabalhos presentes, além da Univasf, há também a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A nova edição da Extramuros completa está disponível no site, onde também podem ser acessados os volumes anteriores da publicação.