Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa sobre práticas populares de cuidado em saúde acontecerá no Campus Paulo Afonso

Notícias

Roda de conversa sobre práticas populares de cuidado em saúde acontecerá no Campus Paulo Afonso

publicado: 12/09/2017 09h43 última modificação: 13/09/2017 08h30
Mônica Santos

Para dar sequência aos ciclos de discussão sobre práticas tradicionais de cuidado, a Liga Acadêmica de Produção de Cuidados e Sensibilidades (Lapcs) do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará amanhã (13) mais uma roda de conversa. O encontro terá como tema “Chá da tarde: Saberes e práticas populares de cuidado em saúde” e acontecerá das 14h às 18h, no Auditório I da Univasf, no Campus Paulo Afonso.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral, inclusive escolas de nível básico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Haverá certificado de participação. A roda de conversa será mediada pelo coordenador da Lapcs, Marlon Gama, e pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Bruno Heim, que pesquisa urbanidade e povos tradicionais. Também irão compor a mesa de discussão representantes de povos tradicionais, indígenas, uma mãe de santo e uma benzedeira.

O objetivo, segundo Gama, é discutir a construção dos saberes tradicionais e do cuidado com o outro. Será analisada a construção deste cuidado e a formação do afeto que se instaura quando estes métodos populares são postos em prática. O coordenador da Lapcs ressalta que o cuidado começa desde os ciclos populares, que são saberes que antecedem a ciência, por isto é importante reconhecer o desenvolvimento destes vínculos de afeto. “É preciso identificar e nos aproximarmos das formas tradicionais de promoção de saúde para que haja um diálogo entre academia e o saber popular, desconstruindo preconceitos e legitimando outras formas de cuidado que não a científica”, afirma o professor.