Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semestre 2018.2 da Univasf começa quinta-feira (25) com Aula Magna e programação especial nos campi

publicado: 23/10/2018 18h02 última modificação: 23/10/2018 18h02
Renata Freitas

O início do período letivo 2018.2 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) marcará também o começo das comemorações pelos 15 anos de atividades acadêmicas da instituição. A Univasf, que completou 14 anos no último dia 18 de outubro, promoverá até outubro de 2019 diversas ações comemorativas. A primeira solenidade a ser realizada com este intuito será a Aula Magna, que acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 9h, desta quinta-feira (25). O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes ingressantes, e à sociedade em geral.

A Aula Magna do semestre 2018.2 terá a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do vice-reitor Telio Nobre Leite, da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; do pró-reitor e Assistência Estudantil, Clebio Pereira Ferreira; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; do pró-reitor de Gestão e Orçamento, Antônio Pires Crisóstomo; e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes. O palestrante Antônio Napole irá abordar o tema “A Missão da Univasf no Semiárido”.

Também haverá a apresentação do projeto de extensão Anjos da Medula Óssea (AMO), que conta com a participação de estudantes e servidores da Univasf e visa divulgar informações sobre doação de medula óssea e promover a conscientização sobre a importância deste ato.

A Univasf receberá neste semestre 855 novos discentes que iniciarão seus estudos em 26 dos 28 cursos de graduação presenciais. A instituição tem no momento aproximadamente 6,7 mil estudantes matriculados para este período letivo. Os colegiados acadêmicos também prepararam programação especial para recebê-los.

No Campus Senhor do Bonfim, o Colegiado de Geografia realizará, nos dias 25 e 26 de outubro, o II Encontro de Geodiversidade e Geoconservação e a Semana de Integração – Geografia. Em Juazeiro, o Colegiado de Artes Visuais irá promover o I Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisas em Educação e Poéticas Visuais, também nos dias 25 e 26, no horário das 19h às 21h, no Complexo Multieventos.

O Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso realizará a Semana de Recepção dos Novos Estudantes 2018.2, que acontecerá nos dias 25, 26 e 31 de outubro. Haverá mesas redondas, roda de conversa e a tradicional Cerimônia do Jaleco, quando será entregue o Código de Ética Médica aos novos discentes.

A pró-reitora de Ensino, Monica Tomé, ressalta que a participação na Aula Magna e nas atividades de boas-vindas realizadas pelos Colegiados Acadêmicos é importante tanto para os estudantes ingressantes quanto para os veteranos. “É um momento que reforça a conquista dos novos estudantes por ingressarem numa universidade pública. E também é relevante para os veteranos porque, além da oportunidade de receber os colegas, eles terão a chance de ter mais informações sobre atividades desenvolvidas na Universidade, a exemplo de monitorias, tutorias, projetos extensão e de pesquisa, entre outros assuntos”, destaca.