Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio de Iniciação Científica do Nema acontece de 18 a 20 de novembro

Simpósio de Iniciação Científica do Nema acontece de 18 a 20 de novembro

publicado: 12/11/2019 14h25 última modificação: 12/11/2019 14h25
Karen Lima

Coleta de materiais, realização de atividades em campo, pesquisa, análise em laboratório, produção científica. Estas são algumas das atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano pelos estudantes voluntários e bolsistas do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para apresentar à comunidade acadêmica e discutir esses trabalhos, será realizada a 4ª edição do Simpósio de Iniciação Científica do Nema. O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no auditório do Núcleo, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

O evento contará com a participação dos coordenadores do Nema e professores da Univasf, Renato Garcia Rodrigues e Daniel Salgado Pifano, e do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Felipe de Melo. A abertura do evento será realizada às 8h30 pelo professor Renato Garcia e, em seguida, será ministrada a palestra “Viabilização de técnicas de recuperação de áreas degradadas na Caatinga”, pela doutoranda Raphaela Aguiar.

Durante os três dias de simpósio serão apresentados trabalhos com temas diversos, como recuperação de áreas degradadas na Caatinga, germinação de sementes, levantamentos fitossociólogico e florístico, filogenética, educação ambiental, ecologia, entre outros. Para encerrar, o professor da UFPE Felipe de Melo irá ministrar a palestra “O potencial da restauração ecológica para promoção da sustentabilidade da Caatinga”. A programação completa está disponível no link.

De acordo com a organizadora do evento e pesquisadora do Nema Daniela Mascia Vieira, o simpósio é aberto para toda a comunidade acadêmica. “O evento, além de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo, é um momento importante de interação entre seus colaboradores e demais participantes”, ressalta a pesquisadora.