Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Soluções Inovadoras para o Semiárido estarão em discussão no V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

publicado: 06/08/2019 10h39 última modificação: 06/08/2019 10h39
Beatriz Granja

Pensar fora da caixa e incentivar o empreendedor a inovar o seu modelo de investir.  Esta é a proposta do V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, no auditório do Senai, em Petrolina (PE). O evento é realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Um dos destaques desta edição é o Desafio de Ideias “Meu Sertão – Soluções para o Semiárido”, um concurso no qual os participantes têm que criar soluções inovadoras na área de empreendedorismo para a região.

As inscrições para o workshop são limitadas e podem ser feitas até o dia do evento, através de formulário online. O valor da inscrição é de R$ 25,00 para estudantes e R$ 45,00 para profissionais. O V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco é organizado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf e do IF Sertão-PE e pela Incubadora do Semiárido (ISA), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

O evento terá início na quinta-feira (8) com a cerimônia de abertura e entrega de Menções Honrosas para os melhores trabalhos inovadores feitos por pesquisadores da Univasf e do IF Sertão-PE, que desenvolveram softwares ou realizaram pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em seguida, será realizada a palestra de abertura sobre o tema "Os desafios de empreender: realizando parcerias, superando desafios e inovando", que será ministrada pelo professor do IF Sertão-PE Marcelo Anderson.

Diversos temas estarão em evidência durante os dois dias de evento, que terá oficinas e palestras. Entre os assuntos, destacam-se Mindset de start ups, Cidades Inteligentes e comunicação, que serão discutidos por empreendedores e pesquisadores da área. Esta edição também irá promover diversos momentos intitulados de Café com Prosa. Um deles sobre “Inovação legal na prática - Está mais fácil inovar!?”, que terá a participação de assessoras jurídicas e procuradoras de diversas instituições de ensino. Outro abordará o tema “Saindo da caixa com valor $” e será discutido por representantes de instituições financeiras. A programação completa está disponível no site.

A coordenadora de Difusão e Transferência de Tecnologia do NIT, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Michely Dias, destaca o Desafio de Ideais como um dos pontos altos do V Workshop de Inovação e Empreendedorismo. Estarão disponíveis no primeiro dia de evento, computadores para que os interessados em participar do Desafio de Ideias, possam inscrever suas ideias inovadoras para o empreendedorismo no Semiárido. Os candidatos poderão inscrever desde desenhos com protótipos a textos de até duas páginas. Os participantes do desafio estarão concorrendo a diversos prêmios, em cinco áreas distintas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. As regras para participar do desafio estão disponíveis no regulamento. A premiação do Desafio de Ideias encerrará a programação do Workshop, no final da tarde da sexta-feira.