Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Transporte público foi um dos temas centrais de reunião da Reitoria da Univasf com prefeito eleito de Petrolina

publicado: 10/11/2016 17h49 última modificação: 11/11/2016 11h11
Klene Barreto de Aquino

Em reunião promovida na manhã desta quinta-feira (10), o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e o prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB) debateram projetos que poderão orientar iniciativas em parceria com o município. O encontro realizado no Gabinete da Reitoria abre uma nova agenda de negociações para celebração de possíveis convênios e ações de cooperação mútua com impacto em serviços e equipamentos de saúde, entre os quais o Hospital Universitário (HU). Outro assunto em destaque abrangeu o sistema de transporte público municipal que tem impactado diretamente a comunidade universitária, pauta tratada pela Reitoria e uma das principais demandas dos estudantes.

“O transporte coletivo municipal não atende satisfatoriamente aos nossos alunos, principalmente aos que estudam no CCA (Campus de Ciências Agrárias) que fica distante do centro”, disse Julianeli. Ele enfatizou que mais de 70% dos alunos dependem de auxílio complementar da instituição e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Parte dos recursos é destinada à manutenção da frota de veículos para o transporte estudantil e a demais ações com esta finalidade.

De acordo com Miguel Coelho o modelo de gestão do serviço de transporte público oferecido pelo município será reavaliado pela sua equipe, também com base nas demandas apresentadas pelas instituições de ensino superior. “Vamos escutar a Univasf, a UPE e todas as demais faculdades e universidades da nossa região para que o usuário, o aluno no caso especifico, possa ir e vir no horário certo e com serviço de qualidade, para que ele não tenha suas atividades estudantis prejudicadas pelo mau serviço prestado pela concessionária. Petrolina é uma cidade que tem 60 mil passageiros/dia, em média, e tem uma frota pequena, uma frota velha, então é preciso redimensionar o tamanho de nossa frota e otimizar o sistema”. avaliou.

Uma das cidades-pólo do submédio São Francisco, Petrolina já é alvo de iniciativas conjuntas da Univasf com a Prefeitura Municipal. Julianeli citou o avanço proporcionado pela atuação dos residentes de Medicina e Enfermagem e estudantes oriundos dos cursos de especialização dos programas multidisciplinares da Univasf, inseridos na rede básica de saúde do município. Também relatou a necessidade de contratação de mais profissionais da área médica para a oferta de um melhor atendimento no HU, em virtude da grande demanda dos municípios que é absorvida pela unidade sem contrapartida efetiva.

Outros temas discutidos envolveram projetos de arborização para a cidade com a colaboração da Univasf. A perspectiva, conforme antecipou o reitor, é ampliar e fortalecer a articulação da universidade com os municípios da região, nas localidades onde está instalada. Além de Petrolina, a Univasf possui campi nas cidades baianas de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso; no estado do Piauí, em São Raimundo Nonato.

“Foi muito positiva a reunião com o prefeito eleito Miguel Coelho e já a partir do início de seu mandato, em janeiro próximo, iremos aprofundar esses temas que são importantíssimos. Temos um capital intelectual que já contribui para o município, algumas ações em parceria, e este é o momento de unirmos forças para concretizarmos novos projetos em beneficio de toda a comunidade”, disse Julianeli.