Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção discente no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

Notícias

Seleção discente no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

publicado: 12/04/2019 12h25 última modificação: 12/04/2019 12h25
Gersica Brito

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abre as inscrições para o Processo Seletivo de Discentes do Mestrado Profissional. As inscrições devem ser feitas no Site de Processos Seletivos da Univasf , a partir do dia 15 de abril até o dia 15 de maio.

Poderão se inscrever no processo os portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação. O PPGExR conta com uma única área de concentração, Extensão Rural e Desenvolvimento, e três linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Processos Sociais; Processos de Inovação Sócio-Tecnológicas e Ação Extensionista; Instituições Sociais e Desenvolvimento Territorial. Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 5% das vagas reservadas para Técnico-Administrativo em Educação da Univasf e 35% para autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e integrantes de comunidades de fundo/fecho de pasto.

O processo é composto por quatro etapas: prova escrita de conhecimentos, que terá o local confirmado posteriormente no Site do Programa; análise do Pré—Projeto de Dissertação e sua viabilidade de execução; entrevista, onde o candidato poderá apresentar o Pré-Projeto verbal e sucintamente e responder perguntas sobre o projeto de pesquisa, viabilidade e execução da proposta; análise do Currículo Lattes. Mais detalhes sobre o processo, notas e pesos das etapas podem ser encontradas no Edital do Processo.

O resultado final do processo será divulgado a partir das 22h do dia 12 de junho. As matrículas dos selecionados serão realizadas no período de 22 a 26 de julho, com início das aulas no dia 9 de agosto. As aulas acontecem no Espaço Plural (BA 210 Km 04 – Rodovia Juazeiro/ Sobradinho, Bairro Malhada da Areia), sede do PPGExR, da sextas-feiras aos domingos. O período para conclusão do curso é de 24 meses.

Um dos principais objetivos do PPGExR é reduzir as necessidades da região com o auxílio de diferentes áreas das ciências, desenvolvimento tecnológico e inovação, em conjunto com abordagens e metodologias interdisciplinares sobre as temáticas “Extensão Rural e Desenvolvimento”.