Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf deu as boas-vindas ao semestre 2017.1 com palestra sobre ciência no Sertão, forró e animação

publicado: 21/06/2017 11h57 última modificação: 21/06/2017 11h57
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo Semestre 2017.1 começou em clima junino

Semestre 2017.1 começou em clima junino

O clima junino se espalhou pelo Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na noite de segunda-feira (19), para dar as boas-vindas aos estudantes ingressantes e veteranos na Solenidade de Abertura do Semestre 2017.1. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), também contou com a presença de docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da instituição. Os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer colegas de diferentes cursos, conversar com professores e trocar ideias com os alunos veteranos no primeiro dia letivo.

Depois das boas-vindas do reitor Julianeli Tolentino de Lima; da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; e do coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção, Francisco Pinheiro, que representou os coordenadores de Colegiados na cerimônia, a programação iniciou com uma palestra do conferencista convidado, Helinando Pequeno de Oliveira. O professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Univasf ministrou palestra sobre o tema “Ciência Sertaneja: A Interiorização do Conhecimento”.

A partir de um passeio por trechos das obras “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, Oliveira mostrou o propósito e a relevância da presença e da atuação da Univasf no Sertão. “O compromisso social com os sertanejos é nosso alicerce”, disse. Ele também apresentou algumas das pesquisas e dos resultados que vêm sendo alcançados na Universidade na área de nanobiotecnologia e incentivou os estudantes a se dedicarem aos estudos, aproveitando as oportunidades de atuação em pesquisa e extensão ofertadas pela Univasf.

Após a palestra, um quarteto capitaneado pelo músico e psicólogo formado pela Univasf Dalmo Funchal colocou muita gente no salão para um arrasta-pé animado. Enquanto o forró ecoava, os presentes circulavam pelas barracas de comidas típicas e de lembranças, organizadas por turmas de veteranos e pelas Empresas Júniores da Univasf, que comercializavam itens diversos para angariar fundos para suas ações.

A estudante Luana Brandt, que irá cursar Ciências Sociais, aprovou o evento por lhe proporcionar uma boa interação com os novos colegas no primeiro dia de aula na Univasf. “Foi bom, porque além de conhecer os colegas e assistir à palestra, gostei das dicas do professor palestrante”, comentou.

Para as alunas de Artes Visuais Vanessa Rafael Damasceno e Débora da Conceição Pereira, o evento de abertura do semestre também foi positivo. “Foi ótimo pra quem está chegando. Já nos conhecemos assim que chegamos aqui”, contou Vanessa.

A integração com os novos colegas foi apontada pelo aluno de Ciências Sociais Bruno Mateus de Oliveira Lima. “Fui bem recebido pelos veteranos e quando a gente chega e faz amizade tudo fica mais fácil”, disse o estudante.

Na opinião do veterano Ítalo de Souza Gomes Amorim, presidente da Cultive Jr., Empresa Júnior do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, a solenidade de abertura do novo semestre letivo favoreceu o diálogo entre os veteranos e os ingressantes. “Nós pudemos conversar sobre o que a Univasf tem a oferecer e conversamos bastante sobre as Empresas Júniores e como os ingressantes podem participar. Então, foi muito bom”, afirmou.