Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf divulga resultado da consulta pública referente às bases de dados da instituição

publicado: 17/10/2019 11h42 última modificação: 17/10/2019 11h42
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou uma consulta pública sobre as bases de dados da Univasf para a comunidade. A pesquisa, realizada junto ao público interno e externo no período de 20 a 29 de setembro por meio de formulário online, teve o objetivo de subsidiar a elaboração do Plano de Dados Abertos da instituição para o período 2020-2022. Por meio da consulta, os participantes opinaram sobre os dados já disponibilizados e apresentaram sugestões de novos dados a serem abertos no próximo biênio.

A Consulta Pública - Plano de Dados Abertos da Univasf contou com a participação de nove pessoas, das quais três estudantes, dois docentes, dois técnico-administrativos em educação da instituição e dois membros da comunidade externa. Apenas cinco dos nove participantes já haviam acessado o Portal de Dados Abertos da Univasf anteriormente, três deles com fins profissionais. Para os respondentes, os dados abertos já disponibilizados pela Univasf, que estão divididos em 30 conjuntos, são considerados importantes, conforme mostram as tabelas neste link.

Oito participantes da consulta consideram importante a abertura de outros conjuntos de dados da Universidade. Estes apresentaram algumas sugestões de dados a serem disponibilizados. Seis deles demandaram dados referentes ao corpo discente, especificamente o quantitativo de alunos por sexo e cor/raça, quantitativo de alunos por cotas e quantitativo por situação acadêmica. Uma pessoa demandou também dados que se referem aos projetos de pesquisa divididos por área de conhecimento e projetos de extensão divididos por Colegiado. Também houve sugestões sobre a abertura de dados econômicos, dados relativos à estrutura administrativa da Univasf e dados de interesse da comunidade em geral.

O presidente da comissão de servidores (Portaria N˚ 499/2019) instituída para a elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) 2020-2022 da Univasf, Raoni Gonçalves Maciel, destaca que a participação da comunidade nesta consulta foi importante para ratificar a relevância dos dados já disponibilizados pela instituição e também para nortear a abertura de novas bases de dados. “Estas novas bases de dados serão elencadas no PDA 2020-2022, que será submetido ao Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) e ao reitor da Univasf para análise e aprovação”, informa Maciel. Posteriormente, estes conjuntos de dados que serão abertos estarão disponíveis à comunidade por meio do Portal de Dados Abertos.

Desde 2017, a Univasf disponibiliza, por meio do Portal de Dados Abertos, 30 conjuntos de informações da Universidade que estão disponíveis para a população, em observância ao Decreto Nº 8.777/2016.