Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf divulga resultado final da Aferição da Autodeclaração

Notícias

Univasf divulga resultado final da Aferição da Autodeclaração

publicado: 11/02/2020 16h31 última modificação: 11/02/2020 16h31
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Gestora do Processo Seletivo (PS-ICG) 2020 e da Comissão Institucional de Heteroidentificação, divulgou, hoje (11), o resultado final da aferição da autodeclaração dos candidatos às vagas reservadas a pretos e pardos (Grupos L2, L6, L10 e L14) dos cursos ofertados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que realizaram a matrícula na Chamada Regular do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2020. Um total de 403 candidatos eram esperados para avaliação da Comissão de Heteroidentificação, mas 144 não compareceram. Dos 259 candidatos avaliados, 233 (89,96%) foram aprovados e 26 (10,03%) foram reprovados pela Comissão de Heteroidentificação. A portaria N˚ 3/2020 com o resultado final encontra-se no portal do Processo Seletivo.

No resultado parcial das avaliações, 54 dos 259 avaliados haviam sido reprovados. A Comissão de Heteroidentificação recebeu recursos de 47 candidatos contra o resultado parcial da avaliação. Destes, 28 foram aceitos e 19 foram indeferidos. Outros 7 candidatos reprovados não apresentaram recursos.  As 170 vagas (144 ausências e 26 indeferimentos) que não foram preenchidas serão disponibilizadas para preenchimento por meio da Lista de Espera, que deverá ser divulgada no final da tarde amanhã (12).

Esta foi a primeira vez que a Univasf realizou a aferição da autodeclaração dos candidatos às cotas através da Comissão Institucional de Hetoidentificação. Até o ano de 2019, apenas os casos que eram denunciados à Univasf passavam pela análise da comissão. A partir de 2020 todos os ingressantes pelas modalidades L2, L6, L10 e L14 passarão pela Comissão de Heteroidentificação e apenas terão suas matrículas confirmadas caso sua autodeclaração seja considerada compatível, conforme determina o Edital N˚ 1/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que regula o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2020 da Univasf.

Nesta primeira chamada, apenas os candidatos dos cursos localizados nos campi Sede, Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), e Juazeiro (BA) passaram pela Comissão de Heteroidentificação. Os candidatos dos cursos ofertados nos campi localizados fora da região sede serão aferidos em data a ser determinada em portaria específica, a ser divulgado posteriormente.

As bancas responsáveis pela aferição dos candidatos foram compostas por professores doutores especialistas em raça, participantes do movimento negro e diversos profissionais como pedagogos, historiadores, bacharéis em Direito e Serviço Social. Todos os membros da Comissão Institucional de Heteroidentificação da Univasf participaram de formação específica para esta atuação. Além disso, todo o processo foi filmado e as bancas recursais foram distintas das bancas que realizaram a primeira aferição. As razões dos indeferimentos dos recursos serão encaminhadas até as 17h do dia de hoje (11) para o e-mail dos candidatos.