Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Fundaj promovem Curso de Roteiro em Petrolina (PE)

Notícias

Univasf e Fundaj promovem Curso de Roteiro em Petrolina (PE)

publicado: 17/11/2016 16h27 última modificação: 18/11/2016 14h59
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga, e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), realizarão Curso de Roteiro, no período de 5 a 10 de dezembro, em Petrolina (PE). As aulas acontecerão na sala do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria da Univasf, no Campus Petrolina Centro. Há 20 vagas disponíveis aos interessados, que deverão se inscrever para o processo seletivo até 27 de novembro. As inscrições são gratuitas. 

O Curso de Roteiro será ministrado pelo cineasta e roteirista Daniel Tavares e terá 45 horas/aula. Durante o curso, será apresentada uma breve perspectiva histórica da dramaturgia clássica e moderna. Os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre os elementos fundamentais da escritura cinematográfica (ideia, tema, conflito, personagens, cenas e sequências, gêneros e modelos estruturais), assim como estudar uma metodologia de análise a partir de um conjunto de ferramentas úteis aos mecanismos discursivos (premissa, ponto de vista, eixos dramáticos e temáticos). 

Para participar da seleção, é necessário preencher o formulário de inscrição e enviar um argumento ou roteiro original de um curta ou longa-metragem por e-mail para o endereço canne.cursos@fundaj.gov.br. O assunto da mensagem deverá ser ROTEIRO/PETROLINA-PE, e no corpo, o candidato deverá informar o nome completo, conforme preenchimento do formulário de inscrição. A validação da inscrição ocorrerá após o recebimento do formulário on-line devidamente preenchido e da mensagem por e-mail com o argumento ou roteiro original, conforme determina o edital de seleção, disponível no site da Fundaj. 

O processo seletivo acontecerá em uma única etapa, composta de análise da Carta de Intenção, currículo e do argumento ou roteiro original de curta ou longa-metragem. O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de dezembro, pelo site da Fundaj e por e-mail para os candidatos selecionados. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, deve-se entrar em contato pelo telefone (81) 3073-6718 ou pelo e-mail: canne.cursos@fundaj.gov.br. 

As aulas serão realizadas no horário das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 13h, no sábado. Os candidatos selecionados deverão chegar ao local do curso com meia hora de antecedência, no primeiro dia, para efetuar a matrícula e deverão apresentar documento de identificação com foto ou passaporte e visto, no caso de candidatos estrangeiros. Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% da carga horária. 

Canne – Criado em 2008, o Centro Audiovisual Norte-Nordeste promove cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas.