Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e IF Sertão-PE realizam III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

Notícias

Univasf e IF Sertão-PE realizam III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

publicado: 24/11/2016 17h12 última modificação: 25/11/2016 09h10
Lucas Sobreira

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE) promovem o III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro. O evento visa incentivar o desenvolvimento regional por meio da inovação, aproximando o setor produtivo das instituições de ciência e tecnologia e dirige-se a servidores das duas instituições, pesquisadores, empresários e pessoas interessadas em inovação tecnológica. 

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site até o início do Workshop. As atividades acontecerão no dia 8 de dezembro, no Campus Petrolina Centro da Univasf; e no dia 9, no Campus Petrolina do IF Sertão–PE. O credenciamento dos participantes será feito de forma presencial no dia 8, das 8h às 9h30, no auditório da biblioteca da Univasf, mediante a apresentação de documento de identificação com foto. 

A solenidade de abertura será realizada a partir das 9h30 no auditório da biblioteca da Univasf e terá a participação do reitor, Julianeli Tolentino de Lima; da reitora do IF Sertão–PE, Maria Leopoldina Veras Camelo; da diretora institucional do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univasf (NIT - Univasf), Vivianni Marques; e da coordenadora do NIT do IF Sertão–PE, Alessandra Sousa Cordeiro. 

No evento, serão discutidos temas relacionados à inovação tecnológica, propriedade intelectual, empreendedorismo, transferência de tecnologia, entre outros assuntos. Haverá palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais. A diretora do NIT e professora do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, Vivianni Marques, destaca que serão abordadas as temáticas “Resultado para sua pesquisa”, “Solução para os negócios”; “Cidades inteligentes”; “Patentes em projetos de P&D e negócios”; “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”; “Cidades inteligentes”, entre outras. A programação detalhada está disponível no site do Workshop.

Segundo Vivianni, o evento incentiva a proteção intelectual para pesquisas desenvolvidas internamente ou em parcerias com empresas. “Além de propiciar espaço para a discussão sobre inovação e empreendedorismo, promove a consolidação de parcerias”, observa. O III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco é organizado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Univasf e do IF Sertão-PE, pela Incubadora do Semiárido do IF Sertão-PE e pela Associação TI do Vale.