Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e MEC realizam visita técnica a Salgueiro (PE) para estudo de viabilidade para implantação de novo campus

Notícias

Univasf e MEC realizam visita técnica a Salgueiro (PE) para estudo de viabilidade para implantação de novo campus

publicado: 18/01/2017 16h42 última modificação: 19/01/2017 08h51
Renata Freitas

Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Ministério da Educação (MEC) realizaram uma visita técnica ao município de Salgueiro (PE) para conhecer sua infraestrutura física, visando a uma possível implantação de um novo campus da instituição na cidade. Participaram da visita, realizada na última segunda-feira (16), o assessor de Projetos Especiais da Univasf, Leonardo Cavalcanti; o chefe de Gabinete em exercício, Raoni Gonçalves; o prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Junior; o assessor de Infraestrutura, Sérgio Motta; o assessor Especial do MEC, Alan Torres; e o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Mauro Rabelo. 

A equipe técnica foi recebida pelo prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), no gabinete da Prefeitura. Também estiveram presentes os prefeitos das cidades de Serrita, Erivaldo Oliveira (PSD); Cedro, Antonio Leite (PR); Mirandiba, Rose Cléa Maximo (PSD); além de representantes de outros municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central (Cindesc). Logo após a reunião, a comitiva visitou alguns locais apresentados pelo município como possíveis áreas para a implantação de um campus da Univasf, duas delas no Centro da cidade, para atividades provisórias, e dois terrenos nas proximidades das rodovias BR-116 e BR-316, onde o campus poderia ser construído, após doação do terreno por parte da Prefeitura de Salgueiro à Univasf. 

Ontem (17) pela manhã, o reitor Julianeli Tolentino de Lima recebeu Alan Torres e Mauro Rabelo para uma reunião no Gabinete da Reitoria, da qual também participaram os técnicos da Univasf presentes à visita a Salgueiro. O reitor recebeu informações sobre a análise do perfil da cidade de Salgueiro e da região, sugestões de cursos de graduação a serem implantados e contrapartidas da Prefeitura Municipal de Salgueiro, entre as quais a doação de uma área para edificação do campus e possíveis espaços provisórios para início das atividades. 

Os representantes do MEC asseguraram ao reitor que serão cumpridas todas as condições para execução do projeto, inclusive dotação orçamentária específica, com recursos para custeio e capital para o novo campus. Na ocasião, Julianeli Tolentino também reiterou a importância da manutenção dos investimentos para finalização de diversas obras em andamento na Univasf, a exemplo da Policlínica, cuja conclusão está prevista para o mês de março; do auditório do Campus Sede; do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), na Orla de Petrolina; do Hospital Veterinário Universitário para animais de grande porte, no Campus Ciências Agrárias (CCA), e do Campus Paulo Afonso, cujas obras estão em fase inicial. “Também asseguraram recursos para investirmos em infraestrutura física e para a aquisição de equipamentos para os demais campi”, informou o reitor. 

Conuni – A criação de um novo campus da Univasf só poderá se concretizar após a submissão de uma proposta formal do MEC ao Conselho Universitário (Conuni), a quem compete “exercer a jurisdição superior da Univasf, em matéria de política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento, e pronunciar-se sobre consultas no âmbito de sua competência” e “deliberar sobre proposta de criação, expansão, modificação e extinção de cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu”, como estabelece o Art. 16 do Estatuto da Univasf. Cabe ao Conuni, composto por 64 conselheiros, discutir e votar sobre a implantação de um novo campus. 

A Univasf possui atualmente seis campi, localizados nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e em São Raimundo Nonato (PI). O último campus criado foi o de Paulo Afonso, que oferta o curso de Medicina e cujas atividades acadêmicas iniciaram em setembro de 2014.