Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf está com inscrições abertas para aulas gratuitas de tênis para idosos e crianças

Notícias

Univasf está com inscrições abertas para aulas gratuitas de tênis para idosos e crianças

publicado: 10/03/2017 15h20 última modificação: 10/03/2017 16h19
João Pedro Ramalho

O projeto de extensão “Iniciação ao Tênis: Esporte e Lazer para a Comunidade de Petrolina-PE e Juazeiro-BA”, vinculado ao Colegiado de Educação Física (CEFIS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para novas turmas de tênis. São disponibilizadas 11 vagas para três turmas, distribuídas por faixa etária: a primeira para crianças de oito a dez anos, a segunda para crianças de 11 a 13 anos, e a terceira para idosos. As aulas acontecerão no Complexo Esportivo, Campus Sede, em Petrolina (PE), e começam na próxima terça-feira (14) para os alunos novos. 

As inscrições devem ser feitas no Colegiado de Educação Física, no Campus Sede, e estarão abertas até o preenchimento das vagas. No momento da inscrição, é preciso preencher um formulário com os dados do aluno. Para as turmas infantis, os responsáveis pela criança devem entregar um termo de compromisso declarando que ela está apta a praticar os exercícios físicos. Já os idosos precisam levar um atestado médico que autorize a participação, além de passar por testes de avaliação de equilíbrio corporal, feitos pela equipe do projeto. 

De acordo com o professor do CEFIS, Luciano Juchem, coordenador do projeto, as aulas serão predominantemente práticas, com material adaptado aos alunos e quadra reduzida. As turmas infantis devem aprender as regras do esporte, além de conteúdos teóricos, como a história do tênis. Já para os idosos, o maior foco é utilizar o esporte para melhorar o equilíbrio corporal. “O objetivo do projeto é propiciar a prática de uma modalidade esportiva que não é acessível à maior parte da população, por ter custo alto. Queremos aumentar a cultura esportiva e auxiliar na base motora das crianças, além de contribuir com a autonomia dos idosos”, afirma Juchem. 

As aulas para as turmas novas ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, para crianças de 8 a 10 anos, de 16h15 a 17h15, para alunos de 11 a 13 anos, e de 17h30 a 18h30, para os idosos. As turmas antigas devem comparecer, a partir do dia 13, todas as segundas e quartas-feiras, nos mesmos horários das turmas novas infantis. 

O projeto “Iniciação ao Tênis: Esporte e Lazer para a Comunidade de Petrolina-PE e Juazeiro-BA” iniciou em 2016 com turmas infantis. Além disso, nos últimos dois anos, o professor Luciano Juchem realizou aulas com idosos por meio do “Vida Ativa”, projeto do CEFIS que trabalha com alunos da terceira idade, e em 2017 passou a vincular as turmas ao projeto “Iniciação ao Tênis”. A equipe é composta pelo coordenador, por um monitor e três estudantes voluntários. Para o futuro, os planos são de aumentar o número de pessoas atendidas. “Também queremos que o projeto não seja mais apenas de iniciação, mas de prática para pessoas que já conhecem o esporte”, conta Luciano.