Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf homenageia arqueóloga Niède Guidon com título de Doutora Honoris Causa

Notícias

Univasf homenageia arqueóloga Niède Guidon com título de Doutora Honoris Causa

publicado: 12/03/2018 18h18 última modificação: 12/03/2018 18h44
Renata Freitas

Em meio à exuberância da natureza do Parque Nacional Serra da Capivara, na região de São Raimundo Nonato (PI), a arqueóloga Niède Guidon recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na noite da última sexta-feira (9). A cerimônia de outorga do título de Doutora Honoris Causa foi realizada durante sessão solene do Conselho Universitário (Conuni) no Anfiteatro da Pedra Furada, com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do vice-reitor Telio Nobre Leite, de conselheiros, servidores e estudantes da Univasf.

Também estiveram presentes à solenidade a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; o deputado federal, Paes Landim; a prefeita do município de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; e representantes da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM)  e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outras autoridades. A comunidade do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara também prestigiou a cerimônia, que contou com aproximadamente 300 participantes.

A programação teve início com um concerto da Orquestra Sinfônica do Sertão, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), sob a regência do maestro Ozenir Luciano, e uma apresentação do solista Alan Barbosa, que cantou Ave Maria e recitou uma poesia. Os músicos da orquestra foram acompanhados pelo canto dos pássaros da Serra da Capivara, que sobrevoavam o anfiteatro e também prestaram sua homenagem àquela que contribuiu para a preservação da fauna, flora e do acervo histórico da região.

Após a apresentação musical, houve a entrada do cortejo com os conselheiros da Univasf. Em seguida, a Comissão de Honra, formada pelos conselheiros Rodrigo Lessa Costa, coordenador do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial; Arthur Lima da Silva, vice-coordenador do Colegiado de Ciências da Natureza; Natacha Simei Leal, coordenadora do Colegiado de Antropologia; e Antonio Inacio Diniz Junior, coordenador do Colegiado de Química, conduziu a homenageada à mesa de honra.

Em seu discurso a Niède Guidon, a servidora Patrícia Mariano, proponente do título juntamente com os também servidores Célia Souza e Jarbas Amarante, lembrou que a homenageada completa 85 anos hoje (12), falou sobre sua trajetória de vida e destacou os feitos da arqueóloga. “A homenagem a Niède Guidon não é apenas uma homenagem, um título honorífico, extremamente dignificante. É mais que tudo uma lembrança, uma cobrança, nestes tempos sombrios, mas tão rápidos em disseminar tudo, para que todos levem adiante a resolução de salvar, ampliar e manter vivo o Parque Nacional Serra da Capivara”, frisou Patrícia. A homenagem incluiu também um parabéns pra você, entoado em coro por todos os presentes.

O reitor Julianeli Tolentino fez a entrega do título a Niède Guidon e ressaltou a relevância de seu trabalho para o conhecimento científico sobre a história da humanidade e para a preservação do Parque Nacional Serra da Capivara. “Uma grande pesquisadora, cientista, arqueóloga que entrou para a história da humanidade e nos ajudou a compreender melhor a nossa própria história”, destacou. Ele também enfatizou a importância da arqueóloga para a criação do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf, o primeiro a ser ofertado no campus localizado em São Raimundo Nonato e que já contribuiu para a formação de inúmeros jovens arqueólogos da região.  

Entre os egressos, está a arqueóloga Artenice dos Santos Miranda, graduada em 2017.1, que na solenidade entregou uma moldura em cerâmica da Serra da Capivara feita especialmente para Niède Guidon. “Esta é uma homenagem que ela merece. A gente teve a oportunidade de agradecer a ela por tudo o que a gente recebeu”, disse Artenice, referindo-se ao sentimento de gratidão da comunidade que mora no entorno do parque.

Durante a cerimônia, um vídeo produzido pela TV Caatinga apresentou diversos depoimentos de pessoas que falaram sobre Niède Guidon e o trabalho desenvolvido por ela. A solenidade foi encerrada com uma apresentação da Orquestra Mirim Acordes do Campestre, sob a regência do Maestro Sandrinho do Acordeon.

Para a vice-governadora Margarete Coelho, a homenagem da Univasf a Niède Guidon representou um momento importante de reconhecimento. “Niède é Niède porque esse lugar a fez. E o parque é o parque porque ela assim o fez. É um título muito merecido”, disse. A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, também destacou a importância da arqueóloga para a região. “Não fosse Dra. Niède com seu pulso forte, sua garra e determinação esse lugar não seria o que é hoje. O trabalho dela foi fundamental para a preservação da Serra da Capivara, que é muito especial para todos nós”, afirmou.

A homenageada disse que seu trabalho e dedicação ao Parque Nacional Serra da Capivara foram movidos por amor. “Tudo isso que fiz foi porque me apaixonei pela Serra da Capivara. Foi uma maneira de levar uma vida feliz fazendo aquilo que gostava”, afirmou. Niède Guidon destacou também que o desenvolvimento do turismo é de grande importância para a região. “É preciso que todos trabalhem juntos, porque o que existe na Serra da Capivara não existe em nenhum outro lugar do mundo”, disse. Ao final, ela agradeceu pelas homenagens. “Achei que não mereço tanta coisa. Fiz simplesmente o meu trabalho e contei com o apoio de muitos pesquisadores e de toda a população local. Sem eles nada teria acontecido”.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades não pertencentes à Universidade, que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras, artes ou cultura e que tenham prestado serviços relevantes para a humanidade, o país ou a instituição. A concessão do título à arqueóloga foi aprovada na Sessão Extraordinária do Conuni, realizada em 29 de setembro de 2017.

A homenageada - Niède Guidon é natural de Jaú (SP) e completa hoje, 12 de março, 85 anos. Graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), ela tem especialização em Arqueologia Pré-histórica pela Université Paris-Sorbonne, de Paris, e doutorado em Pré-história na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Na década de 1970, após visitar a Serra da Capivara, quando teve seu primeiro contato com as pinturas rupestres no Piauí, Niède começou a realizar pesquisas na região juntamente com um grupo de arqueólogos. Em 1979, o Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado por meio do Decreto Nº 83.548 e em 1991 foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.