Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf, IF Sertão-PE, UPE e Uneb realizam programação especial pelo Dia C da Ciência

publicado: 10/10/2017 17h39 última modificação: 10/10/2017 17h39
João Pedro Ramalho

O que as instituições de ensino superior do Brasil têm desenvolvido para melhorar a vida das pessoas? Que atividades de pesquisa e extensão são realizadas nas universidades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia públicos? Estas são algumas perguntas que serão respondidas durante este mês, através de diversas atividades que culminarão no Dia C da Ciência, que acontecerá simultaneamente em todo o país e está marcado para 25 de outubro. No Vale do São Francisco, participam a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A Univasf é a instituição responsável na região pela articulação para a realização do Dia C da Ciência, que acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No dia 25 de outubro, a Universidade receberá a visita de estudantes de escolas de Juazeiro (BA), que poderão conhecer os laboratórios do campus localizado no município baiano, e de Petrolina (PE), que irão aos laboratórios dos campi Sede e Ciências Agrárias (CCA). Neste dia, os alunos também visitarão a UPE. Já o IF Sertão-PE e a Uneb receberão os estudantes em datas anteriores, nos dias 18 e 23, respectivamente.

Anteriormente, no dia 19, as quatro instituições de ensino realizarão uma exposição de banners no River Shopping, em Petrolina, com uma apresentação das atividades promovidas na academia que têm melhorado a vida das pessoas na região. Serão quatro banners por instituição, que trarão números sobre a formação de recursos humanos, os principais projetos de extensão, as novas tecnologias e produtos desenvolvidos e as ações de preservação ambiental. No dia seguinte, a mesma exposição será realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA).

Na programação do Dia C da Ciência, ainda consta a edição do programa Univasf Debate, da TV Caatinga, que irá ao ar na próxima terça-feira (17) e discutirá os impactos das pesquisas das instituições de ensino superior no Vale do São Francisco. Já no dia 25, também serão divulgados no YouTube vídeos com as cinco melhores dissertações e os cinco melhores projetos de iniciação científica das quatro instituições. O encerramento será no mesmo dia, às 19h, na escadaria da Catedral de Petrolina, com a apresentação da Orquestra Philarmônica 21 de Setembro.

O Dia C da Ciência surge de uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Para o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Mário Queiroz, a realização do Dia C tem uma importância especial em um contexto em que cortes orçamentários ameaçam o avanço da pesquisa no Brasil. “O objetivo é aproximar a comunidade da Universidade, mostrar que as instituições de ensino também desenvolvem pesquisa e que é preciso preservar e fortalecer a instituição educação”, afirma Queiroz.

A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mais informações sobre o Dia C da Ciência estão disponíveis no site.