Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais 2018

publicado: 22/01/2018 17h11 última modificação: 24/01/2018 10h38
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou, hoje (22), o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2018. Este ano, a Univasf disponibiliza 1.530 vagas para os 28 cursos, ofertados nos seis campi da instituição localizados nos municípios de Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). As vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, cujas inscrições estarão abertas de amanhã (23) até sexta-feira (26).

O Edital N° 1/2018, que regulamenta o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2018 da Univasf, estabelece novas modalidades de concorrência, com a criação de grupos específicos para pessoas com deficiência, além dos já existentes para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. A distribuição das vagas cumpre o que determina a Lei Nº 12.711/12, a Lei de Cotas, com a reserva de 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os outros 50% são destinados à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que cursaram o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino.

Com as mudanças, a Univasf passa a ter nove modalidades de concorrência, conforme consta no edital e na relação abaixo. Os candidatos interessados em participar da seleção para ingresso nos cursos da Univasf devem ler atentamente o Edital N° 1/2018 para identificar a modalidade pela qual irá concorrer. O edital contém todas as informações necessárias para auxiliar o candidato na hora da escolha do curso e da modalidade de concorrência.

As inscrições no Sisu poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (26) por candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017, e não tenham tirado zero na prova de Redação. Nesta primeira edição do ano do Sisu, a Univasf irá preencher todas as vagas ofertadas para os dois semestres letivos de 2018. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula.

Confira no Portal do Ingressante da Univasf o cronograma completo do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG 2018). Também estão disponíveis no portal, o quadro de vagas, com a distribuição por curso e modalidade de concorrência, a relação de documentos necessários para matrícula, além de um quadro com as notas mínimas, médias e máximas de ingresso dos estudantes matriculados na Univasf durante o Processo Seletivo 2017. No site institucional, os candidatos podem encontrar informações sobre os cursos da Univasf e acessar as páginas dos colegiados acadêmicos. A divulgação dos classificados na Chamada Regular do Sisu está prevista para 29 de janeiro e as matrículas na Univasf deverão ser realizadas nos dias 1º, 2 e 5 de fevereiro.

Modalidades de Concorrência para o PS-ICG 2018:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.