Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança edital que regulamenta candidatura de graduandos à Mobilidade Estudantil Internacional

publicado: 17/05/2017 11h13 última modificação: 17/05/2017 11h13
Mônica Santos

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou edital que estabelece critérios e procedimentos para seleção de graduandos candidatos aos programas de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI). O objetivo é regulamentar as inscrições dos estudantes para a realização de estudos, estágios e cursos de idiomas em universidades do exterior.

Entre os requisitos estão ter cursado no mínimo 30% e no máximo 80% do curso no ato da inscrição no programa; ter um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 6,0; não ter mais que duas reprovações pendentes até o ato de inscrição, participar ou ter participado de algum dos programas institucionais de Ensino, Pesquisa ou Extensão, como bolsista ou voluntário; ter participado do último Encontro de Egressos de Mobilidade Estudantil Internacional da Univasf ou de algum encontro de Orientação para Mobilidade Acadêmica Internacional, organizado e realizado pela ARI; apresentar documentação que comprove a proficiência em idioma estrangeiro e apresentar um plano de trabalho dentro da área que coincida com os interesses acadêmicos institucionais.

A inscrição para os intercâmbios passa a ser feita em duas etapas, no site do programa de MEI ao qual deseja se candidatar e para a seleção interna da Univasf. A documentação necessária para a inscrição interna consta no Edital N° 3/2017, que estabelece a submissão à avaliação e aprovação das inscrições para programas de MEI, sejam eles públicos ou privados, realizados pelos estudantes de graduação da Universidade.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho, este edital é importante para alertar os estudantes quanto ao planejamento de um intercâmbio para atingir melhores resultados acadêmicos e profissionais no futuro, e isso através de um processo seletivo interno e meritocrático. Ainda segundo Coêlho, a partir de março de 2018 o processo seletivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será mais rigoroso na concessão das chamadas bolsas de graduação sanduíche.

Ele informa que o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Ministério da Educação (MEC), foi substituído pelo programa “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento”, que será focado em programas de internacionalização de universidades. Segundo o assessor, o CsF obteve tímidos resultados em termos de produção acadêmica internacional, e o objetivo é que, com este edital da ARI, aumente o rendimento acadêmico dos estudantes da Univasf que participam de programas de MEI. “Parte deste desempenho questionável se atribui ao baixo nível de exigências das IES na seleção de seus candidatos a MEI, uma crítica da qual esperamos estar isentos na Univasf a partir do lançamento deste edital”, afirma Coêlho.

Além disso, os critérios estabelecidos no edital garantirão a representatividade adequada da Univasf perante as instituições no exterior por meio da participação de estudantes com perfil de excelência acadêmica. Coêlho frisa que a expectativa é que a participação da comunidade acadêmica em programas de MEI possa gerar desdobramentos futuros significativos para a Univasf, com o estabelecimento de novos convênios, termos de cooperação e publicações científicas em periódicos internacionais.