Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf oferece atendimento psicológico para profissionais da saúde durante pandemia de Covid-19

publicado: 23/04/2020 11h34 última modificação: 23/04/2020 11h34
Layla Shasta

No combate à Covid-19, profissionais da área de saúde são alguns dos mais expostos aos riscos da doença e, durante longas horas de trabalho, precisam encarar diversas situações que podem lhes causar estresse e medo. Diante disso, o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está oferecendo plantão psicológico gratuito e online para estes profissionais. O atendimento é realizado todos os dias, através do site da Rede Cuidar Enfermagem, projeto interdisciplinar, composto por instituições do estado de Pernambuco, que visa preservar o bem-estar físico e mental dos trabalhadores da saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

Podem receber atendimento psicológico trabalhadores de todo o país e, para participar, basta se cadastrar no site do projeto. Ao se inscrever, o participante é informado sobre os horários disponíveis. Atendem voluntariamente na Rede a professora do curso de Psicologia da Univasf e coordenadora do Ceppsi, Sílvia Santos, e sete psicólogos egressos da Universidade, ex-integrantes do Centro de Estudos, bem como profissionais da UFPE. Além do plantão, o projeto oferece práticas integrativas e complementares em saúde e promove um fórum para divulgação de informações sobre manejo clínico, proteção individual e normas sanitárias relacionadas à Covid-19.

A Rede Cuidar Enfermagem reúne representantes dos Conselhos Regional (Coren-PE) e Federal de Enfermagem (Cofen), da Univasf, da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (UPE), do Núcleo de Enfermagem e de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE,, do Hospital Maria Lucinda, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, da Fiocruz Pernambuco e do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (Univisa).

De acordo com Sílvia Santos, o Ceppsi foi convidado para compor a Rede devido ao reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo curso de Psicologia da Univasf, como o atendimento gratuito à comunidade do Vale do São Francisco. Segundo a docente, diante da situação que o mundo está enfrentando, esta participação no espaço de cuidado criado pela Rede possui importância imensurável e poderá inspirar novas iniciativas em outros locais. “Esse é o momento de nós nos emprestarmos como psicólogos, em parceria com a Universidade Pública, para cumprir nossa missão em promover saúde e nosso papel de alcance social”, afirma.

registrado em: , ,