Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Notícias

Univasf participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 19/10/2018 17h23 última modificação: 19/10/2018 17h23
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Cemafauna e Nema estão no estande do Ministério da Integração Nacional.

Cemafauna e Nema estão no estande do Ministério da Integração Nacional.

Um dos objetivos das instituições de ensino superior é promover o ensino, a pesquisa e a extensão de forma que os resultados alcançados por essa tríade repercutam positivamente e possam, assim, ajudar a sociedade. Com esse objetivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece há 15 anos, buscando congregar diversas instituições de pesquisa a fim de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está participando desta edição da SNCT, que acontece até domingo (21), no Parque da Cidade, em Brasília (DF). Estão presentes no evento o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf.

Cemafauna e Nema estão no estande do Ministério da Integração Nacional. O Cemafauna apresenta o acervo do Museu de Fauna da Caatinga e publicações como o “Guia de Herpetofauna do Campus de Ciências Agrárias da Univasf”; “Brincando na Caatinga: Jogos e passatempos” e “Caatinga selvagem: o legado de um projeto de desenvolvimento para a conservação da fauna”. Também estão sendo expostos os resultados de pesquisas sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Já o CRC da Univasf apresenta ao público da SNCT os resultados alcançados pelo projeto, que existe há dois anos e é executado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Programa de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CRC é vinculado ao Departamento de Inclusão Digital e integra a Rede CRC Brasil. De acordo com Márcia Bento, coordenadora do CRC da Univasf, o evento é uma ótima oportunidade de trabalhar o tema e expor a atuação do Centro para a sociedade. “A relação do CRC com o tema da Semana é direta pelo fato dessa ser a temática central de nossas ações: a redução das desigualdades e a inclusão sociotecnológica”, destaca.

A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou na segunda-feira (15), tem como tema: “Ciência para redução das desigualdades”. Participam do evento, diversas entidades científicas e tecnológicas de todo país, como fundações de apoio à pesquisa, unidades de conservação, secretarias estaduais e municipais, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, entre outras. A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e é realizada pela Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento.